Serviços de armazenamento de imagens na nuvem como o Google Photos e o OneDrive são úteis porque permitem guardar arquivos sem que ocupem espaço no computador ou no celular dos usuários. Na prática, isto significa que podem acessar a uma quantidade maior de dados, incluindo conteúdos pesados como fotos e vídeos, sem medo de sobrecarregarem seus aparelhos.

Por outro lado, ter um número grande de informações em um mesmo local pode fazer com que seja mais difícil encontrar um conteúdo específico. Este problema tem sido solucionado por recursos novos nas áreas de inteligência artificial e aprendizagem de máquinas, que permitem que estas plataformas ofereçam soluções que ajudam os usuários a localizar seus arquivos. Confira algumas dicas:

1) Pesquise por objetos, cores, locais ou pessoas

A inteligência artificial do Google Photos e do OneDrive é capaz de identificar vários tipos de objetos em uma imagem, além de animais e pessoas. Se você quiser encontrar a foto de um cachorro, por exemplo, pode simplesmente digitar “cão” e "cachorro" na caixa de pesquisa, ou "gato", se for o caso. A busca por cores também retorna fotos com a mesma coloração predominante. Experimente também buscar por "pôr do Sol", "Lua cheia" ou até mesmo "chuva" na nuvem.

A mesma dica funciona para outros tipos de objetos, como mobília e veículos. O sistema também é capaz de ler qualquer metadado na imagem e descobrir onde ela foi registrada. Outra função disponível no Google Photos é identificar pessoas, mas isto só funciona com quem foi identificado manualmente com uma tag.

... C9.625,8.5826087 8.225,10.0434783 6.5,10.0434783 L6.5,10.0434783 Z" id="Shape"> Google Fotos no PC: pesquise por cachorro e encontre fotos do seu bicho de estimação (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

2) Use marcadores

Os dois serviços permitem adicionar marcações para ajudar a identificar fotos. O recurso é chamado de marcadores no Google Photos e tags no OneDrive. Em ambos, a opção pode ser acessada diretamente na tela de visualização da foto.

O OneDrive usa inteligência artificial para criar tags automaticamente, porém recomenda que seus usuários as verifiquem e alterem quando acharem necessário para melhorar a capacidade do recurso. É ideal para facilitar a identificação de qualquer detalhe que o usuário considerar importante.

Google Fotos: busque locais onde fez os cliques e encontre todas as fotos na nuvem (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Já os marcadores do Google Photos são destinados apenas para o reconhecimento de pessoas. Quando alguém é marcado, o sistema identifica outras imagens em que o mesmo rosto aparece e cria um grupo. A partir deste momento, é possível usar o nome ou apelido para fazer buscas. Os marcadores são privados, só aparece para o dono da imagem mesmo que seja compartilhada.

3) Crie álbuns

Outra função oferecida pelas duas plataformas é a possibilidade de criar álbuns para agregar imagens relacionadas e parecidas. Para fazer isso, basta selecionar as fotos desejadas e clicar no botão “Novo álbum” no OneDrive ou no sinal de mais e, em seguida, “Álbum” no Google Photos. E, na próxima busca, encontre pelo álbum.

One Drive no PC: procure por objetos e encontre fotos em que eles aparecem em destaque (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

4) Gerencie seus grupos de rostos

No Google Photos, é possível remover fotos de um marcador, ocultar a marcação e também fundir vários grupos de rostos em um só — para uma turma. As duas primeiras opções podem ser encontradas no menu do grupo. Já a fusão pode ser feita simplesmente nomeando dois grupos com o mesmo nome. Quando isso acontece, o sistema vai confirmar a ação (mescla de grupos) antes de executá-la.

Todas as dicas funcionam usando via navegador no PC ou aplicativo no celular.

Via One Drive e Google Photos



>>> Veja o artigo completo no TechTudo