Exercer os direitos de cidad?o ficou mais f?cil com o novo recurso lan?ado pelo Reclame Aqui esta semana. A plataforma foi adicionada no servi?o online e permite aos usu?rios fazer reclama??es de ?rg?os p?blicos municipais, estaduais e federais. Com usabilidade simples. Basta acessar a p?gina e fazer a queixa.

Flipboard, app que agrega not?cias, ganha nova vers?o para web

Reclame Aqui ganha vers?o para registrar queixas de servi?os p?blicos (Reprodu??o/Barbara Mannara)

A plataforma auxilia as pessoas que est?o insatisfeitas com algum servi?o p?blico na sua regi?o e n?o sabe por onde come?ar a reclamar sobre isso. A plataforma online simplifica esse processo, oferecendo uma interface r?pida e pr?tica. Assim, n?o ? necess?rio nem sair de casa para formular a queixa.

Para come?ar, ? necess?rio fazer um cadastro gratuito no site do Reclame Aqui (cidadao.reclameaqui.com.br) para registrar a sua reclama??o sobre determinado servi?o p?blico. O internauta precisa fazer uma busca, na tela principal do servi?o, para determinar contra qual ?rg?o ? a queixa. Para facilitar essa pesquisa, ? poss?vel exibir uma lista organizada com todos os estados brasileiro, e depois selecionar o ?rg?o espec?fico.

Depois ser? necess?rio selecionar o motivo da reclama??o. Est?o dispon?veis alguns temas pr?-selecionados como Acessibilidade, Educa??o, Seguran?a/Den?ncia, Atendimento/SAC, Cadastro e Cobran?a. Dentro de cada item, est?o subcategorias para especificar a causa da queixa. Feito isso, o internauta vai precisar adicionar um t?tulo e a descri??o da reclama??o. Tamb?m ? poss?vel adicionar a localidade do problema em um mapa, assim como integrar fotos e links na reclama??o. Dessa forma, a mensagem ? encaminhada diretamente para o ?rg?o p?blico respons?vel pelo problema e cabe ? dar uma resposta para o internauta.

Categorias para realizar reclama??es de ?rg?os p?blicos pelo Reclame Aqui (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

Qual ? o melhor servi?o de armazenamento em nuvem? Comente no F?rum do TechTudo

?Este projeto, idealizado pelo Instituto Reclame Aqui, faz parte de um movimento de cidadania. N?s pretendemos estimular uma corrente de mobiliza??o dos cidad?os e, a partir da?, que os governos se vejam obrigados

... a dar respostas r?pidas aos problemas, como diversas empresas do setor j? fazem com agilidade e efici?ncia?, explica o presidente do Reclame Aqui, Maur?cio Vargas.

O Reclame Aqui j? ? popular por permitir o registro simplificado de problemas relacionando o consumidor com empresas privadas. Agora essa nova plataforma, tamb?m gratuita, permite que o cidad?o aponte os problemas em servi?os p?blicos, com a mesma praticidade. O recurso est? dispon?vel na vers?o web e em aplicativos m?veis para Android e iOS.

Via Reclame Aqui



>>> Veja o artigo completo no TechTudo