Clash of Clans ? um dos jogos para celular de maior sucesso da atualidade, com mais de 100 milh?es de downloads apenas no Android. Mas quem est? fora do seu universo n?o entende a justificativa de um game ?aparentemente? bobo ser t?o conhecido. Confira cinco motivos que explicam o porqu? de Clash of Clans ser praticamente um ?g?nero?, sendo exaustivamente copiado por outros t?tulos.

Quais os melhores jogos de estrat?gia para aparelhos Android?

Clash of Clans ? um dos jogos mais populares no Android e iOS (Foto: Divulga??o)

Ambiente de grande competi??o

Clash of Clans ? um jogo de estrat?gia que mistura elementos de estrat?gia em tempo real e em turnos. Os jogadores nunca se enfrentam em tempo real, apesar de poderem controlar onde e quando suas tropas ir?o atacar. Dessa forma, o app oferece um alto n?vel de competi??o que ? acionado via notifica??es.

Alto n?vel de competi??o ? um dos destaques de Clash of Clans (Foto: Reprodu??o/Daniel Ribeiro)

A partir do centro de vila n?vel 5, os recursos come?am a ficar escassos, empurrando o jogador para procurar novas formas de conseguir ou ouro e elixir. A partir do centro de vila n?vel 7, atacar outros jogadores ser? a sua principal meta para roubar elixir negro. Um dos destaques do jogo neste aspecto ? que nunca ? poss?vel roubar 100% dos itens do outro usu?rio. Al?m disso, h? prote??es como escudo e percentual de saque. Tudo feito de uma forma que o jogador atacado n?o se sinta muito no ?preju?zo?.

N?o tem ?hack?

Essa ? talvez uma das perguntas mais recorrentes na internet. Sempre h? algu?m em f?runs e grupos do Facebook perguntando se h? ?hack? para Clash of Clans. Mas, felizmente, n?o existe. O que tem s?o mods offline do jogo que permitem conseguir gemas, ouro e elixir infinito, por?m, se o jogador tentar ficar online, ser? banido imediatamente. Isso ? um ponto negativo, j? que o aplicativo exige uma conta do Facebook ou Google+ para que o jogador possa salvar seu progresso.

Ao contr?rio de outros jogos mobile que s?o facilmente hackeados, Clash of Clans ? praticamente blindado (Foto: Reprodu??o/Daniel Ribeiro)

O combate incessante da Supercell, produtora do game, contra os trapaceiros ? um dos motivos do sucesso de Clash of Clans. Sem a menor possibilidade de trapacear, o jeito ? andar na linha, inclusive para comprar os itens m

... ais caros do app e que permitem acelerar a constru??o de itens, as gemas.

Complexidade da jogabilidade

Com um visual simples, a jogabilidade do game costuma enganar muitos jogadores. O fato de n?o poder controlar as tropas, assim que elas s?o liberadas no campo, talvez deixe a impress?o de que o jogo ? completamente aleat?rio. Contudo, ele possui muitas vari?veis como ligas, n?veis, tropas negras e muito mais. Incrivelmente tudo balanceado de forma brilhante pela produtora do aplicativo.

Ter bons layouts ajudam a conquistas os objetivos do jogo (Foto: Reprodu??o / Dario Coutinho)

O foco durante o ataque ? vis?vel no momento em que o jogador libera cada unidade das tropas. Isso permite ver onde elas ir?o atacar e, al?m disso, cada tropa segue um padr?o de ataque. Com isso, os jogadores podem criar ?layouts? para suas vilas e essa ? uma das principais mec?nicas de jogo. H?, por exemplo, layouts para ?farmar? ouro e elixir e layouts exclusivos para as guerras entre cl?s.

Roda em qualquer celular e na pior conex?o 2G

Um dos grandes triunfos de Clash of Clans ? que ele n?o exige muitos recursos para ser executado. O jogo roda at? mesmo no celular mais modesto com apenas 512 MB de mem?ria RAM. Mas o grande destaque ? que ele n?o ? exigente no consumo de internet. ? um game online, mas voc? pode jogar at? com o pior sinal 2G que encontrar.

Clash of Clans ? um jogo online, mas ele n?o ? exigente com a velocidade da sua conex?o (Foto: Reprodu??o / Facebook)

Como se trata de um jogo t?o leve, jogadores tem at? mesmo emulado Clash of Clans no PC atrav?s do emulador BlueStacks, e usado isso para fazer livestreams via Twitch ou YouTube.

Grandes recompensas na guerra dos cl?s

Uma das sacadas mais geniais da SuperCell ao produzir Clash of Clans foi criar a guerra dos cl?s. Nesse evento, um grupo de jogadores enfrenta outro time e os vencedores ficam com as recompensas acumuladas durante a guerra. ? uma das melhores maneiras de treinar os ataques e defesas.

Guerra entre cl?s rende muitas recompensas (Foto: Reprodu??o / Dario Coutinho)

Na guerra dos cl?s, outro elemento se destaca, o equil?brio do jogo. ? preciso que ambos os cl?s declarem guerra para o conflito iniciar e os jogadores podem selecionar que vilas participar?o da guerra.

Como ter um cl? forte no Clash of Clans? Comente no F?rum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo