A Campus Party iniciou seu terceiro dia nesta quinta-feira (5), com uma presen?a ilustre: Paul Zaloom. O ator ficou mundialmente conhecido nos anos 90 com o programa ?O mundo de Bickman?. No palco principal, ele interagiu com a plateia e chamou campuseiros para subir e ajud?-lo em atividades. O dia contou ainda com?Leo Burd, o brasileiro que realiza pesquisas no MIT Media Lab e?Matteo?Achilli, conhecido como "Zuckerberg italiano"; veja os destaques.

Paul Zaloom, famoso?com o programa o 'O Mundo de Beakman', na CParty 8. (Foto: Laura Martins/TechTudo)

Acompanhe a Campus Party 2015 minuto a minuto

Paul Zaloom

Assim como no programa de televis?o, Paul ensinou alguns simples experimentos baseados em "ci?ncia simples". Um dos que mais chamou aten??o teve a ajuda de tr?s volunt?rios. Dois deles seguraram um bal?o, enquanto Paul e o terceiro volunt?rio seguravam outro. A brincadeira consistia em quem conseguiria ench?-lo primeiro.

Uma campuseira tentou soprar, sem sucesso. Enquanto isso, somente com um assopro, com a boca do saco aberta, Paul o encheu. A brincadeira serviu para mostrar como fazemos coisas simples errado, por total desconhecimento. O interesse pela ci?ncia, nos ajuda tamb?m no dia a dia.

?Se colocamos o bal?o na boca e tentamos encher, o deforme dele atrapalha o caminho do ar. Por isso, assoprar de longe ? mais efetivo?, explicou Zaloom.

Ap?s a palestra o ator ainda enfrentou uma fila de campuseiros querendo aut?grafos e, claro, registrar uma selfie.

Leo Burd

Depois, foi a vez de o palco receber Leo Burd, brasileiro que realiza pesquisas no MIT Media Lab. O cientista ? focado em inova??es na ?rea social, utilizando a tecnologia para melhorar a vida de pessoas. Para ele, a primeira li??o a ser aprendida ? a diferen?a entre democratiza??o da informa??o e inform?tica para a democratiza??o.

Leo Burd no Palco Terra (Foto: Laura Martins / TechTudo)

?A democratiza??o da informa??o distribui acesso ao computador e Internet. Mas, se voc? realmente quiser que as pessoas usem o computador para tornar a sociedade mais justa e divertida, precisa criar novas coisas, usando a inform?tica para a democratiza??o?, pontua.

Para inspirar os brasileiros, Leo trouxe tr?s diferentes projetos implantados em comunidades dos Estados Unidos. O primeiro deles se chama ?What?s Up? , que coloca a agenda de uma comunidade na Internet e, em seguida, distribui em canais mais abrangentes, como letreiros luminosos, folhetos e SMS. O segundo ? o Scratch, site de programa??o infantil que ajuda no aprendizado de desenvolvimento. Por fim, mostrou o App Inventor, tamb?m focado em desenvolvimento e, mesmo sendo um pouco mais complexo, ensina as pessoas a criarem aplicativos m?veis simples.

Gary Whitehill

O terceiro palestrante do dia foi Gary Whitehill, especialista em empreendedorismo. Focou nas empresas que mais crescem no mundo para inspirar outras companhias no que devem fazer para melhorar seu mercado.

... cios (Foto: Laura Martins / TechTudo)" width="335" height="206">Palestra de Gary Whitehill sobre inova??o no mundo dos neg?cios na CParty 8 (Foto: Laura Martins / TechTudo)

Segundo ele, tr?s segredos fazem uma empresa de sucesso: cultura, processo e conhecimento. Entre os principais ensinamentos da ?rea est? a necessidade de ter uma miss?o, estrat?gia e t?tica. ?Cultura est? em tudo o que voc? faz. A sua paix?o, o que voc? sente ? o que move as pessoas. E quem administra e cria as empresas? Pessoas?, afirma.

O processo ? o que o far? uma companhia funcionar. Uma empresa tem que saber como far? o seu neg?cio acontecer para que consiga criar um projeto de sucesso. Os processos s?o diretamente ligados ? cultura e ambos s?o necess?rios para que a engrenagem funcione. Por fim, ? preciso conhecimento. Sem conhecimento, a cultura e o processo n?o poder?o funcionar.

John Cioffi

John Cioffi, criador da Assia, buscou explicar quais s?o os principais motivos da conex?o de Internet quase nunca ter a qualidade esperada. Apesar de sempre culparmos a operadora, Cioffi explica que muitas vezes o problema est? em picos de tr?fego ou em interfer?ncias no roteador.

John Cioffi na CParty?8 (Foto: Laura Martins / TechTudo)

?A Internet das coisas, a alta demanda de internet, fotos e todos os devices tornam mais dif?cil a boa qualidade?, afirma.

Qual ? a melhor atra??o da Campus Party 2015? Comente no F?rum do TechTudo

?Uma das causas ? o aumento da visualiza??o de v?deos, que consume parte do tr?fego de alguns hor?rios?, explica. Para entender melhor, o especialista faz uma analogia com uma festa. Quando muitas pessoas est?o juntas, todas acabam falando mais alto. O mesmo ocorre quando diferentes devices utilizam a mesma rede, deixando o tr?fego com pico e, por consequ?ncia, mais lento. Para saber se a Internet est? sendo utilizada de maneira errada, Clioff diz que existem aplicativos que ajudam a diagnosticar, analisar e otimizar.

Matteo Acheli

No in?cio da noite, o Palco Terra deu vez para o jovem italiano Matteo Achilli, apelidado na imprensa de seu pa?s como "Zuckerberg italiano".?O t?tulo lhe rendeu sorte, admitiu o dono da plataforma de curr?culos virtuais, que desde o lan?amento do site foi capa da revista italiana ?Panorama Economy? e um dos focos de um document?rio da rede inglesa BBC chamado ?Os Pr?ximos Bilion?rios?.

Matteo Achili, o ''Zuckerberg italiano'', conta a sua experi?ncia?na CParty 8 (Foto: Paulo Finotti/TechTudo)

Achilli conta que sua plataforma, a Egomnia, foi um sucesso instant?neo: 100 mil usu?rios em uma semana e cadastros de cerca de 900 empresas. Tudo isso com uma taxa de desemprego de 40% no pa?s italiano.

O empreendimento teve como base sua experi?ncia na universidade onde, como ele mesmo admitiu, n?o era bom aluno: "Eu dormia no campus?, conta.

O sistema criado por ele pontua curr?culos e facilita a comunica??o entre empregadores e pessoas que almejam um emprego e tem o poder de transformar uma situa??o ruim como a crise europ?ia em oportunidades. "No Egominia n?o h? somente c?digos, h? algo a mais. H? um movimento novo de ideias?, garante.

Acheli fechou sua participa??o na Campus Party dizendo que gostaria de lan?ar a plataforma em portugu?s, e ainda arranhou um "Obrigado Brasil? com bastante sotaque. Seja sempre bem-vindo, Matteo!


Perto das 20h, foi informado, por?m, que o austronauta da NASA?Reid Wiseman, que faria uma palestra logo mais no Palco Terra, n?o compareceria. O motivo dado pela assessoria foi que a companhia a?rea havia cancelado o v?o tr?s vezes, tornando imposs?vel a chegada a tempo do magistral. O astronauta chegou a enviar um v?deo de desculpas que foi veiculado.

Reid Wiseman pede desculpas por aus?ncia na Campus Party 2015 (Foto: Reprodu??o/Campus Party)

Dado Schneider, que fez sucesso na Campus Party do ano passado com a ''Palestra Muda'', substituiu Wiseman. Carism?tico, encheu o de espectadores o Palco Terra e animou com a ideia do "mudo", que marca seu estilo.

A Campus Party 2015 vai at? domingo (8), com programa??o no Palco Terra at? o s?bado (7).



>>> Veja o artigo completo no TechTudo