O Facebook e o Instagram ficaram fora do ar ou instáveis para usuários de várias partes do mundo por cerca de uma hora, na madrugada desta terça-feira (27). O incidente só foi normalizado, segundo o a página de status da rede social, por volta de 5h30. Em nota oficial, um porta-voz negou um ataque hacker e culpou uma mudança de configuração, que foi revertida rapidamente. O WhatsApp, outro popular serviço da rede social, não sofreu qualquer interrupção na rede de troca de mensagens.

‘Título infinito’ de eventos no Facebook gera posts gigantes no feed

Facebook no celular (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Um porta-voz disse que "No início desta noite (horário americano), muitas pessoas tiveram problemas para acessar o Facebook e o Instagram. Isso não foi resultado de ataque de terceiros, isso ocorreu depois que introduzimos uma mudança que afetou nossos sistemas de configuração. Nós fizemos rapidamente a correção do problema e ambos os serviços estão de volta a 100% para todos", explicou.

Dashboard de status do Facebook consta com incidente offline (Foto: Reprodução/Facebook)

O histórico no dashboard de status para desenvolvedores do Facebook conta atualmente com um ponto vermelho (downtime, ou tempo fora do ar). O item "Facebook & Instagram API servers down", iniciado por volta de 2h30, consta agora como resolvido. "Nossos engenheiros identificaram a causa da queda e recuperaram o sistema rapidamente. Agora você deve ver a diminuição das taxas de erro, enquanto os nossos sistemas se estabilizam. Nós não esperamos qualquer outra interrupção no serviço novamente", explicou Andrew Pope, um dos gerentes de engenharia da rede social em post técnico e breve.

... erente de engenharia do Facebook, explica sobre causa da queda (Foto: Reprodução/Facebook)">Andrew Pope, gerente de engenharia do Facebook, explica sobre causa da queda (Foto: Reprodução/Facebook)

Ao tentar acessar o Facebook e o Instagram, via navegador ou mesmo em aplicativos oficiais, não era possível fazer login. Ainda segundo relatos, o Tinder também apresentou instabilidade no período. Mais cedo, grupos de hackers reivindicaram a responsabilidade pela falha, sugerindo um ataque DDoS. 

Via The Next Web e Facebook Dashboard

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo