Figurinhas bastante comuns em textos, travessão (—), hífen (-) e a meia-risca (–) são muito importantes. Apesar disso, em documentos digitados em computadores, pode ser complicado usá-los, caso você não saiba alguns detalhes. Por isso, se você ainda sofre para encontrá-los no teclado, conheça melhor cada um deles e descubra como incluir o travessão, hífen e meia-risca no texto no Microsoft Word ou outros editores de texto para Mac OS X, Windows e Linux.

Todos os atalhos para Microsoft Word

Descubra como incluir o travessão, hífen e meia-risca no texto no Mac e no PC (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)

Conhecendo melhor o travessão, hífen e meia-risca

Travessão, hífen e meia-risca são três tipos de traço muito parecidos, e que em um primeiro momento, podem causar confusão na maioria das pessoas. Uma forma básica de diferenciá-los é observando o formato. O hífen (-) é o menor de todos, o segundo maior é o meia-risca(–), e o travessão(—) é bem maior que qualquer um dos dois.

Como são usados?

Obviamente, os três vão muito além de seu formato. Apesar de parecerem semelhantes, estes três tipos de traço são usados de formas bem diferentes: o hífen é comumente usado para fazer uma ligação entre palavras, o meia-risca para unir os valores extremos de uma série (1–10,A–Z), e o travessão, é utilizado para indicar mudança de interlocutor e para isolar palavras ou frases.

Inserindo o Travessão, hífen e meia-risca no texto

Para quem usa computadores, o teclado padrão já possui uma tecla para o hífen, por isso é muito fácil inseri-lo em um texto. Mas, quando se trata do travessão e da meia-risca, a tarefa não é tão simples.

Neste caso, é necessário recorrer a atalhos de teclado, para conseguir inserir os outros dois tipos de traço. Na verdade, o atalho para inserção do travessão e da meia-risca variam de sistema operacional.

Para conhecê-los, veja a tabela abaixo:

Traço Windows Mac OS X Linux
Hífen Tecla normal do hífen Tecla normal do hífen Tecla normal do hífen
Meia-risca CTRL + Num- (ou Alt + 0150) Alt + Shift + hífen Compose, hífen, hífen, ponto
Travessão AltGr + Num- ou Alt + CTRL + Num- (ou Alt + 0151) Alt + hífen Compose, hífen, hífen, hífen

Nota: Num- é a tecla de “menos” no painel das teclas numéricas. AltGr é o Alt que fica no lado direito do teclado. Tecla de composição é um atalho de teclado definido nas configurações do ambiente (KDE, Gnome, Unity e outros) usado em sistemas operacionais com base Linux.

E no Word?

Infelizmente, a variedade de atalhos para a inserção do travessão não ficam apenas nos sistemas operacionais.

Alguns programas utilizam seu próprio jeito de fazer isso. Um bom exemplo disso é o Microsoft Word, onde os atalhos são os seguintes:

Meia-risca: Ctrl + Num- ()

Travessão AltGr + Num- (ou Alt + Ctrl + Num-)

Inserindo como um símbolo

Devido a essa dificuldade de ter que usar atalhos, diversos programas fornecem uma opção de inserção utilizando uma tabela de símbolos. Embora possa variar em cada aplicativo e não seja tão produtivo, esse é um dos melhores meios mais para adicionar o travessão e a meia-risca no texto.

Pa

... ra fazer isso no Word, basta posicionar o cursor onde você quer o traço, clicar na guia “Inserir”, depois em “Símbolos” e na opção “”Mais Símbolos…”, para escolher os traços em pequena janela.
Inserindo um simbolo no Word (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)

Independente do software usado no seu computador, você só precisa consultar a ajuda dele para localizar a opção de inserção de símbolos (que geralmente fica no menu “Inserir” ou algo parecido).

Agora você já conhece melhor o travessão, hífen e meia-risca, e também sabe quais são os atalhos usados para inserir eles nos textos, bem como a alternativa de inserção deles como símbolos. Com tudo isso, só resta usá-lo adequadamente em seus textos para não causar interpretação errada.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo