Atualmente, existem três padrões de portas USB: 3.0 ou 3.1; 2.0 e 1.1. Como você deve imaginar, a entrada USB 3.0 é a mais rápida de todas, enquanto que a 1.1 é a mais lenta. A porta USB 2.0 é a intermediária e, por enquanto, a mais usada nos computadores.

Como deixar o pendrive mais rápido? Veja dica

Saber identificar qual o padrão de cada porta é útil para quando o usuário precisa extrair o máximo de velocidade dos pendrives ou HD externos. Por exemplo, se um pendrive compatível com o padrão USB 3.0 for conectado a uma porta USB 2.0 não irá atingir a sua velocidade máxima.

Por isso, é importante saber identificar quais os tipos de porta USB existentes em seu computador para saber quando usar cada uma delas. Veja agora como verificar se a entrada é de alta velocidade através da cor ou com ajuda do próprio Windows.

Portas USB do computador podem ser de três padrões; entenda (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Método 1: Através das cores

Para facilitar a identificação das portas USB em um computador, as fabricantes costumam diferenciá-las por cor. As entradas USB no padrão 2.0 são pretas, enquanto que as no formato 3.0 ou 3.1 são azuis.

Assim, basta checar nas laterais do computador. Se as portas USB forem azuis, são as mais rápidas. Portanto, nelas você deve utilizar os pendrives e HDs externos que quer que transfiram com taxas maiores.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

USB 3.0 pode ser identificado pela cor azul, como no cabo da esquerda (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Método 2: Através do Windows

O Windows permite que o usuário também saiba quais os tipos de portas USB presentes no computador. Para isso, faça os seguintes passos:

Passo 1. Use as teclas de atalho “WinKey + R” para abrir a janela “Executar”;

Abrindo a janela Executar do Windows (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 2. Agora digite o seguinte comando e aperte Enter em seguida: devmgmt.msc;

Digite o código acima (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 3. Será aberto o “Gerenciador de dispositivos”. Abra a seção “Controladores USB (barramento serial

... universal). Nos itens que você vê “3.0”,  “Enhanced” ou “Avançado” são as portas USB de alta velocidade presentes na sua máquina.
Vendo os tipos de portas USB presentes em seu computador (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Pronto. Por meio destes dois métodos simples você poderá distinguir as portas USB de alta velocidade presentes em seu computador.

Como instalar o Windows com pendrive? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo