Os comentários do Instagram vão ganhar ferramentas de moderação — ao menos nas páginas de marcas. O novo recurso estará disponível apenas para páginas de empresas em um primeiro momento e vai permitir o bloqueio de palavras específicas, o que deve melhorar a qualidade das respostas.

iMovie: 8 dicas para editar vídeos perfeitos no Mac

A função já começou a ser liberada aos poucos e ajuda a filtrar <i>trolls</i> que utilizam as páginas para fazer comentários com ofensas e palavrões, tornando o ambiente mais receptivo para outras pessoas.

Instagram declara guerra aos trolls com nova ferramenta de moderação de comentários (Foto: Divulgação/ Instagram)

Segundo o TechCrunch, a opção pode ser acessada diretamente na seção de configurações do aplicativo, mas só é exibida para contas empresariais e de famosos.

O novo algoritmo do Instagram altera a ordem de seguidores? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Palavras proibidas

Após ser ativada, é possível inserir as palavras que serão proibidas nos comentários uma a uma. Quando um usuário tentar escrever um texto que contenha uma delas, não poderá publicá-lo.

O sistema de moderação do Instagram é simples, parecido com o de blogs. Entretanto, apesar de poder ajudar a reduzir o número de comentários ruins, pode não ser o suficiente. Um dos problemas é que o sistema contra trolls precisa que as palavras proibidas sejam adicionadas manualmente pelo dono da conta. A ferramenta também não se aproveita do recurso de tradução. O que permitiria, por exemplo, que uma marca atraia muitas respostas ofensivas em outros idiomas.

... om/bCIjsEssPELkUYS5dGMdNlgw9-E=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/07/07/instagram-moderation1.png" width="695">Páginas de marcas poderão bloquear comentários ofensivos no Instagram (Foto: Reprodução/TechCrunch)

Por enquanto, a moderação só deve estar disponível para as páginas de empresas e marcas. Não se sabe se o Instagram pretende expandir a ferramenta para outros tipos de contas e incluir novas opções ou liberá-la para todos os usuários no futuro como medida contra trolls na Internet.

Via TechCrunch e Engadget



>>> Veja o artigo completo no TechTudo