A Netflix libera com frequência os resultados do ranking de velocidade da Internet. Atualmente, os números mostram uma queda geral na qualidade da banda larga do Brasil ao longo dos cinco primeiros meses de 2016. Os dados, divulgados em junho, revelam que a banda larga brasileira tem perdido velocidade, com todas as operadoras analisadas apresentando desempenho inferior a medições anteriores, prolongando uma tendência de queda desde janeiro.

Netflix não carrega? Saiba o que pode ser

O ranking de banda larga da Netflix é uma estimativa que analisa a velocidade de conexão da base de usuários do serviço no mundo todo, fornecendo dados que permitem analisar não apenas quais países possuem Internet de melhor qualidade, mas também quais são as operadoras de melhor performance.

Netflix apresenta resultados do comparativo de velocidade da Internet brasileira em maio (Foto: Divulgação/Netflix)

Como é realizado o teste?

A Netflix monitora a velocidade média com que seus usuários acessam seu catálogo de vídeos durante horários de pico, traçando a partir da coleta desses números resultados que lançam um olhar sobre a performance geral da Internet em uma série de países em que opera — incluindo o Brasil.

No caso do uso do streaming de vídeos, a baixa velocidade e conexão instável prejudicam a qualidade da experiência de assistir filmes e séries online, já que esses fatores podem forçar vídeos em baixa resolução: quanto mais rápida a Internet, melhor a qualidade do filme e da série na telinha.

Como usar Netflix dos EUA na minha TV? Comente no Fórum do TechTudo. 

Queda da velocidade do Brasil

Levando-se em conta as medições realizadas em 2016, a velocidade da Internet brasileira vem caindo. O gráfico abaixo mostra que, desde o mês de janeiro, houve queda no desempenho médio da banda larga no país.

Em janeiro, a velocidade média da Internet no país era superior a 2,7 Mbps. Em maio, o índice ficou entre 2,6 e 2,625 Mbps. O resultado geral dos primeiros cinco meses é uma média entre a performance de todas as operadoras analisadas no ranking.

Histórico no ranking mostra que Internet brasileira vem perdendo velocidade ao longo de 2016 (Foto: Reprodução/Netflix)

Algo que contribui para o cenário negativo é o fato de que, no mês de maio, todas as operadoras mencionadas no ranking demonstraram perda de desempenho. Live TIM e Vivo foram as que perderam mais velocidade de abril para o mês seguinte: de 3,19 Mbps (mebabits por segundo) para 3,11 Mbps no caso da Live TIM e de 1,96 para 1,88 no caso da Vivo. Em ambos os casos, houve perda de 0,8 Mbps (ou 800 Kbps).

Quem se manteve mais estável foi a GVT, com perda de apenas 0,3 Mbps (300 Kbps). Contudo, vale lembrar, que durante o período a operação da GVT foi absorvida pela Vivo e o cenário pode mudar.

... o/Netflix)" height="337" src="//s2.glbimg.com/CrvoUUN4QXTbRb8GI9mdFcUW4kY=/0x0:1213x589/695x337/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/07/06/captura_de_tela_2016-07-06_as_17.33.36.png" title="Ranking de velocidade de Internet do Netflix baseado nos dados do mês e maio (Foto: Reprodução/Netflix)" width="695">Ranking de velocidade de Internet do Netflix baseado nos dados do mês e maio (Foto: Reprodução/Netflix)

A Live TIM, mesmo tendo perdido bastante de um mês para outro, ainda é a operadora com melhor performance na hora de consumir o streaming da Netflix. Em segundo, vem a Net Virtua (3,07 Mbps).

A GVT ficou em terceiro lugar com 2,92; a Algar em quarto com 2,27; a Oi em quinto lugar com 1,92 e, na lanterna, a Vivo, com 1,88 Mbps.

Via Netflix



>>> Veja o artigo completo no TechTudo