Paul Lackey é o principal sound designer de Overwatch, novo game da Blizzard. Isso significa que ele é responsável por praticamente todos os efeitos sonoros, musicas e dublagem do jogo, comandando a equipe de desenvolvimento do título neste segmento. Lackey conversou com o TechTudo e falou sobre suas influências, trabalhos passados e inspirações brasileiras para a aventura. 

Saiba os requisitos de Overwatch e como fazer o download do jogo

Para ele, a principal diferença entre Overwatch e outros jogos da Blizzard está em como a diversão evolui e se transforma ao longo do game. “Eu gosto de todos eles, é difícil diferenciar, todos são muito parecidos, mas o que o torna especial são as pessoas que trabalharam nele e nas ideias que trouxeram para o projeto. E a história é muito rica”, disse.

Overwatch é o novo FPS da Blizzard (Foto: Reprodução/Engadget))

Lackey já trabalhou em outros FPS, como Battlefield e Medal of Honor, e isso o ajudou a trazer novas formas de criar sons para um game como Overwatch. “O gênero me ensinou sobre o só como um todo, em como o som é importante em uma partida multiplayer, o quanto ele diz aos jogadores. Os pequenos detalhes definem a experiência”, contou.

Além disso, sobre o processo de captura dos sons, o designer revela que foi bem variado. “Cada herói nos dava uma ideia do que ele iria ser com apenas uma imagem. A partir daí imaginávamos seus sons e íamos testando algumas coisas. Em alguns casos tínhamos sons prontos em nossos arquivos, mas precisamos manipular tudo para dar uma boa diferenciação”, revelou. Lackey também contou que o personagem mais complicado foi Bastion, que não fala, mas precisava ter sons que as pessoas entendessem.

Lucio, herói brasileiro de Overwatch (Foto: Divulgação/Blizzard)


Lucio, o personagem brasileiro do game, usa gírias e tem música eletrônica saindo de seus alto-falantes, mas Paul Lackey também gostou da ideia de poder aprimorar o personagem e inserir novas músicas no futuro. “É interessante uma sugestão de que Luci

... o possa ter música funk, preciso ir ao Rio de Janeiro investigar a cena musical para isso. Creio que é possível, no futuro, termos novas músicas para ele, assim como adaptamos sua dublagem para algo bem próximo do brasileiro falar”, disse.

Assim como as gírias de Lucio, outros personagens falam seus idiomas nativos, como Hanzo, que aplica o golpe Ultimate chamado “Ryu Gawaga Teki Wo Kurau” em japonês. Para Lackey, é importante que cada personagem represente seu país, ainda que a maioria fale de acordo com a dublagem do jogo. 

Você acha que Overwatch pode destronar CoD e Battlefield no gênero FPS? Dê a sua opinião no Fórum TechTudo!

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo