O Samsung Pay, plataforma de carteira virtual da fabricante de celulares, está confirmada para chegar ao Brasil ainda em 2016. Nesta semana, a Samsung iniciou os testes com consumidores, para saber como as pessoas vão usar a forma de pagamento. Em vez de passar o cartão de crédito, o consumidor poderá usar o celular Galaxy para isso.

Caixa Econômica, Bradesco e até Nubank estarão no Samsung Pay

Ente os modelos de telefone que vão funcionar com o recurso estão Galaxy Note 5, Galaxy S6 Edge Plus, Galaxy A5, Galaxy A7, Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge. Todos eles chegaram às lojas a partir do segundo semestre de 2015.

Assista a seguir ao vídeo com tudo sobre o Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge, dois lançamentos da Samsung que têm compatibilidade com o Samsung Pay.

O que é Samsung Pay

O Samsung Pay é um sistema de pagamentos que permite aproximar o smartphone da maquininha de pagamento das lojas e estabelecimentos comerciais. Assim como o Apple Pay, ele faz uso do sensor de NFC, que se tornou popular entre os telefones desde a faixa dos intermediários até os premium.

Com Samsung Pay, usuários podem pagar compras usando o celular (Foto: Reprodução/Samsung)

Os donos de celulares Galaxy contam também com a tecnologia de transmissão magnética segura, ou MST na sigla em inglês. Os sul-coreanos desenvolveram um método exclusivo para emular a tarja magnética do cartão de crédito e débito, para uso em maquininhas que não suportam o NFC. No Brasil, porém, a base de terminais para pagamento eletrônico é moderna, com a maioria das máquinas compatível com NFC.

“Com o início dos testes, temos o objetivo de, na ocasião do lançamento, oferecer aos consumidores o melhor serviço de pagamento móvel via smartphone disponível no mercado", afirma o gerente sênior de produtos da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil, Renato Citrini, em nota.

Galaxy S6 fica de fora

Apesar de estar nos celulares avançados ou top de linha da marca, é notável a ausência do Galaxy S6. Lançado em 2015, o smartphone não conta com o sensor MST. Em resposta ao TechTudo, a Samsung Brasil explicou que o Samsung Pay funciona nos telefones que possuem os sensores NFC e MST, "para garantir a ampla aceitação nos pontos de vendas".

... abricio Vitorino/TechTudo))" width="695">Modelo do Galaxy S6 usado pode ser encontrado com preço menor (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Download grátis do aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Bancos parceiros

Durante essa primeira fase, o Samsung Pay tem o apoio de Banco Brasil, Caixa, Santander, Brasil Pré Pago e Porto Seguro. Mas, segundo a companhia, outras empresas podem ser adicionadas durante o período de testes.

A tendência é de que o sistema esteja disponível para os usuários já a tempo dos Jogos Olímpicos Rio 2016, patrocinados pela empresa, e que terão muitos turistas que já usam o Samsung Pay no exterior. Segundo a companhia, por enquanto, "o serviço está sendo testado por um seleto grupo de formadores de opinião, selecionados pela Samsung”.

A Samsung brasileira foi consultada, mas não informou o número de clientes participando do programa de teste do Samsung Pay, nem como outros consumidores interessados no experimento poderiam se inscrever.

Vale lembrar que os aparelhos da Samsung rodam o Android, sistema do Google que também conta com uma plataforma nativa de pagamentos digitais. O Android Pay não está disponível no Brasil.

iPhone 6S ou Galaxy S7? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo