As falhas de segurança digital causam preocupação para empresas e usuários comuns. Devido ao volume de pessoas que utilizam a Internet, muitas desconhecem os riscos que existem e informações pessoais acabam sendo expostas. Ou seja, a navegação é feita de maneira insegura e dando oportunidade para criminosos cometerem fraudes, como violação de privacidade e roubos de contas bancárias. Mantenha sua conexão protegida dessas ameaças utilizando práticas de prevenção e auxílio de softwares de segurança como antivírus e monitoramento em tempo real de malware e invasão.

O que é o vírus de computador?

Inicialmente desenvolvido para causar danos em computadores, o vírus é um software de código malicioso com capacidade de se replicar. Entretanto, os vírus nem sempre apresentam uma ameaça direta e mesmo de forma inativa ou escondida podem utilizar grandes quantidades de recursos do seu sistema operacional. O computador pode ficar extremamente lento e permitir que hackers instalem worms e cavalos de tróia com intuito de roubar informações pessoais, logins, senhas e até fotos.

Como eliminar vírus do computador e do celular? Use a dica do Malwarebytes

O que é um vírus? Entenda como funcionam as ameaças online (Foto: Pond5)

Worms

Os worms procuram por brechas na segurança do sistema operacional e dos aplicativos ou exploram erros na rede, sendo capazes de se autocopiarem em locais totalmente acessíveis. São facilmente propagados através de anexos de e-mails, links web, redes de sociais, e serviços de nuvem.

Como tirar vírus do Facebook? Veja a dica!

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Cavalo de tróia

Conectar seu computador à Internet e perder o controle sobre ele é possível se você for vítima de um cavalo de tróia, programa malicioso utilizado para executar ações não autorizadas pelo usuário, como copiar, excluir, alterar e bloquear dados. Os trojans, como também são conhecidos, não possuem capacidade de se replicarem e são instalados no PC por algum vírus ou baixados da Internet ao clicar em algum link que leve para um site malicioso e infectado.

O cavalo de tróia é altamente perigoso. Um computador que esteja executando este tipo de programa se torna vulnerável a ataques hackers, dando livre acesso para roubo de informações, como dados de contas bancárias, cartões de debito e crédito cadastrados em sistemas de pagamento eletrônico.

Não é só seu computador que está em risco

Os hackers usam vários métodos para roubar informações de dispositivos, e-mails e redes sociais. Como exemplo de tipo de invasão, temos o golpe CryptoLocker, um ransomware trojan com capacidade de “sequestrar” arquivos e em seguida cobrar um resgate por, no mínimo, R$ 2 mil.

O "vírus sequestrador" criptografa arquivos e, em troca de pagamento, o hacker entrega para vítima uma chave para fazer o desbloqueio. Mesmo pagando o “resgate” de seus dados, não há garantias.

Com algumas medidas de segurança é possível prevenir e proteger qualquer dispositivo que se conecte a Internet e também as suas contas de e-mails e perfis em redes sociais de todos os tipos.

Qual é o melhor antivírus grátis? Veja no Fórum do TechTudo.  

Mudança de hábito

É necessário ficar atento aos links que aparecem nas páginas que você está navegando, aos arquivos que deseja baixar, como vídeo, música e programas de sites sem reputação constatada e instalação de aplicativos de fontes não confiáveis.

Mantenha os softwares atualizados

U

... m programa desatualizado que está instalado no computador pode ser uma porta aberta para o vírus, por isso, é essencial que o sistema operacional e demais programas estejam instalados com a última versão.

Kits e Listas: Os melhores antivírus grátis para PC

Mantenha sempre as atualizações automáticas ativadas, elas são importantes para corrigir falhas no sistema. Os aplicativos de segurança e antivírus para celular também precisam estar instalados com a última versão, evite baixar apps de fontes desconhecidas em formato APK, por exemplo.

Kits e Listas: Os melhores antivírus grátis para Android 

Seu roteador também é alvo

O roteador também é alvo de hackers, principalmente os que possuem senha padrão do aparelho - aquele que veio na instalação e não foi trocada. Na Internet é possível conseguir uma lista dos fabricantes de roteadores com suas respectivas senhas e logins padrões. Nunca deixe a senha padrão no seu roteador e utilize senhas longas que misture letras, números e símbolos.

Especial: Vírus do roteador o que é, como se instala e quais são os sintomas

Um tipo de invasão em roteadores é o man-in-the-middle, em que o hacker se aproveita das falhas de segurança, acessa e modifica as configurações dos servidores DNS (Domain Name System) redirecionando todo o trafego da Internet para servidores falsos que exibem sites também falsos.

Segurança nos smartphones e tablets

Os sistemas operacionais dos dispositivos mobile possuem padrões de segurança que ajudam a manter as informações de seus usuários protegidas. Use uma senha ou PIN para evitar que seu aparelho seja acessado por qualquer pessoa, oculte as senhas para não exibi-las enquanto digita, não instale apps de fontes desconhecidas, mantenha os aplicativos atualizados e não se conecte em redes Wi-Fi abertas.

Proteja suas redes sociais e contas de e-mails

Dicas simples podem evitar que contas de e-mails e perfis em redes sociais sejam invadidos:

Evite acessar suas contas em computadores públicos
Tenha senhas longas, que misture letras maiúsculas e minúsculas, números, símbolos e evite o uso da mesma senha em mais de uma conta de e-mail ou perfil social
E-mails são grandes disseminadores de vírus, suspeite de qualquer e-mail de fonte desconhecida que tenha links ou anexos para download
Nas redes sociais, evite clicar em links que leve para uma pagina fora da plataforma que está usando
Se for marcado em uma postagem estranha com links ou vídeo, desconfie, o perfil do seu amigo pode ter sido hackeado; Normalmente estas postagens marcam todos os amigos do perfil hackeado e possuem conteúdo sensacionalista

Softwares de segurança (antivírus)

Os softwares de segurança digital como firewall, antivírus, antispyware entre outros, complementam a proteção das informações pessoais, garantindo maior segurança enquanto utilizamos a internet.

O Firewall é um software essencial nos PC’s e notebooks. Quando devidamente configurado, ajuda a impedir invasões e também impede que o pc envie programas maliciosos a outros computadores. O Windows possui firewall com nível de proteção padrão e é essencial mantê-lo ativo.

Use um Antivírus de sua preferência, mesmo na versão free. Alguns dos mais populares são o Avast e o AVG que oferecem proteção para PC’s, MACs e mobile. Quem deseja versões pagas, alguns dos mais populares são o Avast Internet Security, Kaspersky Antivírus e o Norton.

Existem programas desenvolvidos pelas mesmas empresas dos antivírus citados anteriormente que gerenciam e criam senhas seguras para contas em sites e redes sociais. Alguns deles são o Avast Password, o Norton Identity Safe e o Kaspersky Password Manager

Para evitar o temido ransomware algumas empresas desenvolveram programas específicos para combatê-lo, o Malwarebytes Anti-Ransomware, Avast! Ransomware Removal e Bitdefender Anti-Ransomware.

Tomar todas as medidas preventivas aliadas aos softwares de segurança digital (antivírus) aumentam consideravelmente o nível de proteção das informações pessoais, dos arquivos e também dos seus  dispositivos (PCs e celulares), permitindo que o usuário navegue tranquilamente na web.  



>>> Veja o artigo completo no TechTudo