O roteador Wi-Fi pode apresentar alguns problemas no funcionamento. Isso pode acontecer por conta de cabos desconectados ou até configurações erradas. Caso o aparelho não esteja transmitindo sinal de Internet e tenha as luzes apagadas sem explicação, o usuário pode tentar alguns procedimentos simples para que o aparelho volte a funcionar, como resetar e atualizar o firmware.

Tecnologia WPS do roteador pode apresentar risco; veja prós e contras

Quer descobrir como recuperar seu roteador e acabar com os problemas ao usar o Wi-Fi? Veja a lista com cinco dicas e confira como resolver cada falha. 

Recupere roteador caso pare de funcionar ou transmitir Wi-Fi (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

1) Verifique os cabos

Caso o roteador tenha parado de transmitir sinal Wi-Fi ou desligado, a primeira dica é verificar os cabos conectados de energia e de Ethernet. Os fios podem ter se soltado por acidente durante o manuseio do aparelho. Alguns modelos também têm um botão de liga/desliga que pode ser testado para ver se o roteador volta a acender ou transmitir o sinal.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Verifique a conexão dos cabos no roteador (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

2) Resetar o roteador

Caso o roteador pare de funcionar ou esteja com as luzes piscando, sem transmitir sinal Wi-Fi, uma forma prática de tentar recuperar o aparelho é resetando as configurações. Normalmente, os aparelhos vêm com um botão na parte traseira, que permite formatar de forma simples. Assim, o roteador fica como novo, de fábrica, e o usuário poderá reconfigurar. Isso resolve se não for um problema físico de peças ou da antena. Veja como resetar o roteador e recuperar a senha.

Encontre botão para resetar roteador para configurações de fábrica (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

3) Atualize o firmware do roteador

Outro truque que pode ajudar a recuperar o roteador com problemas é atualizar o firmware, que controla as funções básicas do aparelho. Assim, é possível que a fabricante tenha liberado algum ajuste de compatibilidade de sistema ou para resolver bugs. A função pode ser acessada pelas configurações do modelo ou pelo número de IP (gateway padrão), onde estão informações completas sobre a versão do firmware. O usuário também encontra o download do arquivo atualizado no site da marca, com instruções. Veja como fazer isso neste tutorial.

Atualize o firmware do roteador para resolver problemas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

4) Veja as configurações e instalação 

Verifique as configuraçõ

... es de instalação, já que é possível que algum erro gere instabilidade de transmissão Wi-Fi ou até ausência do sinal. Se você tiver dúvidas de como instalar o roteador da forma correta, confira este tutorial completo. Os ajustes são feitos com número de IP (gateway) com o auxílio de um computador ou pelo celular, neste link. Caso queira saber como deixar o roteador mais rápido e seguro, confira estas dicas.

5) Verificar a conexão com Internet

Caso o roteador esteja ligado, mas sem Internet, talvez o problema esteja na conectividade. Veja se as luzes indicativas de “Wi-Fi” e Internet estão ligadas de forma estática (ativas) ou piscando (tentando conectar). O ideal é que você teste a conexão com o cabo Ethernet ligado diretamente no computador, para garantir que a falta de rede não seja culpa da operadora de dados. Tente desligar o roteador por 30 segundos e ligar novamente (no cabo de energia), depois conecte-se novamente à rede pelo celular ou computador.

Confira se as luzes de internet e wireless estão ligadas no roteador (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Caso as dicas não funcionem no seu aparelho, uma forma de resolver é resetando o roteador para configurar novamente, como mostrado na Dica 2. Você pode conferir nesta lista como resolver os principais problemas de conexão Wi-Fi de forma simples. Veja também como testar a placa de rede neste tutorial.

Qual é o repetidor mais barato? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo