Karl Landsteiner é o tema do Doodle Google desta terça-feira (14). Você pode não conhecê-lo mas suas descobertas salvaram a vida de milhões de pessoas. Em 1901, Landsteiner descobriu a existência de tipos sanguíneos A, B, AB e O, e que as pessoas com o mesmo grupo de sangue ou sangue compatível podem receber transfusões umas das outras. O cientista descobriu também o fator RH, que indica se o tipo é positivo ou negativo.

Conheça o Blood Diet: app da dieta do tipo sanguíneo

Nascido em 14 de junho de 1868, na cidade de Baden, na Áustria, ele se naturalizou estadunidense e faleceu em 1943, na cidade de Nova York, aos 75 anos. Hoje ele estaria completando 148 anos de idade, por isso a homenagem da gigante das buscas a esse notável médico e cientista.

Médico e biólogo Karl Landsteiner foi homenageado no doodle do Google (Foto:Reprodução/Google)

A logo do Google foi substituída por uma tipografia vintage, remotando à época de Karl. O desenho do médico, com sua bata branca e prancheta de anotações, bem como o seu característico bigode, está na frente do primeiro “o” do Google. Ao lado dele, uma mesa com vários tubos de ensaio contendo sangue. Por cima de cada tubo de ensaio, vemos um glóbulo vermelho gigante flutuando e girando. E, por cima dele, uma letra. O, A, B e AB são os tipos sanguíneos existentes.

Pessoas com sangue do tipo O, por exemplo, podem doar seu sangue para qualquer pessoa, mas só podem receber o mesmo tipo sanguíneo. Já pessoas com o sangue do tipo AB, podem receber qualquer tipo sanguíneo, mas só podem doar para pessoas do mesmo tipo. O conhecimento dessas diferenças e condições salvou a vida de inúmeras pessoas e possibilitou vários procedimentos cirúrgicos.

Qual o melhor Doodle do Google da história? Comente no Fórum TechTudo

Karl Landsteiner ganhou o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1930, justamente pela sua descoberta dos tipos sanguíneos. Ele colheu o sangue de diversas pessoas, isolou os glóbulos vermelhos e fez várias combinações entre plasma e glóbulos vermelhos. Em alguns casos, os glóbulos se aglutinavam, f

... ormando grânulos. Em vasos sanguíneos isso interrompe o fluxo normal de sangue e a pessoa morre. Já em outros casos, esse fenômeno não acontecia.

Além disso, Landsteiner foi o descobridor do fator RH, tendo cunhado o termo “anticorpo”, que é usado até hoje na medicina. Sem dúvida alguma, devemos agradecer à Karl Landsteiner pelo seu trabalho e suas descobertas de tamanha importância.

Veja a história dos Doodles do Google:



>>> Veja o artigo completo no TechTudo