A webcam no notebook é prática para conversar com amigos por videoconferência e mensageiros. No entanto, o usuário pode enfrentar problemas com o dispositivo, caso o aparelho embutido não ative ou não exiba imagens. Isso ocorre caso o recurso esteja desativado no sistema, o que pode ser feito por engano por atalhos no teclado. Além disso, ao atualizar o Windows o driver pode não ser mais compatível, prejudicando o funcionamento.

Desktop ou notebook? Veja qual a melhor opção para você

Sua webcam não está funcionando? Veja dicas de como ativar e resolver de forma simples.

Veja dicas para ativar a webcam do notebook e acabar com problemas (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)

1) Ativar pelo gerenciador de dispositivos

O usuário pode ativar a webcam pelo sistema, sem baixar nada extra. A câmera do notebook pode ter sido desligada por engano, durante uma configuração ou pressionando teclas. Para isso, clique no Menu Iniciar do Windows e busque pela ferramenta “Gerenciador de Tarefas”. Encontre “Dispositivos de geração de imagens” e clique com o botão direito do mouse na sua webcam (mostrada pela marca). Selecione “Propriedades”.

Acesse as propriedades da webcam no gerenciador de dispositivos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Note que no item “Status do dispositivo” será exibido algum erro no funcionamento ou se o recurso está desativado. Para resolver, clique no botão “Ativar dispositivo”. A função também pode ser encontrada na aba “Driver”: selecione “Ativar”. Confirme em “Ok”.

Ative a webcam no seu notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Agora basta testar novamente o uso da sua webcam e ver se a imagem volta a ser exibida. Normalmente, quando a webcam está ativa no notebook, há um indicador de luz ao lado da câmera.

2) Usando atalhos de teclado

Outra forma de ativar a webcam no seu notebook é usando um dos atalhos de teclado. Isso depende de modelo e marca do notebook. Na maioria das vezes, o recurso é habilitado pressionando “Fn+F7″ ou "Fn+F10″ (sem aspas). Vale buscar por um desenho de câmera  nas teclas F10 até o F12 e apertar em conjunto com o (Fn).

Ative a webcam usando atalhos do teclado (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3) Atualizar o driver

Caso a webcam tenha parado de funcionar depois de atualizar o sistema operacional do notebook, pode ser que tenha algum problema com o driver, como incompatibilidade no Windows. Para tentar solucionar, abra o “Gerenciador de dispositivos”, buscando pela ferramenta no Menu Iniciar. Em seguida, encontre o item “Dispositivos de geração de imagens”, clique na sua webcam com o botão direito e selecione “Propriedades”.

... oto: Reprodução/Barbara Mannara)" height="333" src="//s2.glbimg.com/KRVhYL8Tatza88tlPBe828wEkLQ=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/06/13/foto-0221.jpg" width="695">Acesse as propriedades da webcam no gerenciador de dispositivos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Uma nova janela será aberta com os recursos da webcam. Selecione a aba “Driver” e depois clique em “Atualizar Driver”. Quando abrir a tela de update, vá na opção “Pesquisar automaticamente software de driver atualizado”. Aguarde o procedimento. Caso seja encontrado algum driver novo, faça a instalação de forma tradicional e ao final reinicie o notebook. Se necessário, reative a webcam, como mostrado na Dica 1.

Como montar um PC gamer com até R$ 2.500? Comente no Fórum do TechTudo

Faça a busca por atualizações de driver da webcam (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

4) Instalar o driver

Caso a webcam não seja exibida na lista de “Dispositivos de imagem” no Gerenciador de dispositivos, como mostrado na dica anterior, quer dizer que o driver da câmera pode não estar instalado no computador. Isso pode acontecer em falhas de atualização ou quando o sistema Windows é formatado. Para resolver, o usuário pode encontrar o software no site da fabricante, de forma simples.

Baixe o driver da webcam no notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Normalmente, as empresas oferecem o download gratuito e atualizado, bastando uma busca pelo modelo do computador. Veja as dicas neste link para computadores da Acer e neste tutorial para notebooks da HP. Encontre o driver na categoria “Webcam” ou “Câmeras/Dispositivos de imagem” no site da fabricante e baixe. Faça a instalação do driver de forma tradicional, avançando com os passos, e ao final reinicie o notebook. Caso necessário, após o procedimento, ative a webcam como mostrado nas Dicas 1 e 2.

Faça a instalação do driver da webcam no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Ainda não resolveu seu problema? Veja mais dicas para consertar a webcam no computador neste tutorial, ou deixe sua dúvida no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo