O Google encerrou o Orkut em setembro de 2014, para a tristeza de muitos de seus usuários. A rede social era uma das mais usadas no país e fez história com suas comunidades e discussões que marcaram a evolução da cultura da Internet brasileira. Ao fechar a plataforma, a gigante de buscas liberou via Google Takeout um arquivo com todas as informações do perfil para cada um dos usuários, além de um histórico público das comunidades. Mas, atenção: os dados só podem ser baixado por até dois anos, um prazo que se encerra em setembro de 2016. Ou seja, 3 meses.

Sete coisas que você ainda pode fazer após o fim do Orkut

Orkut dá adeus definitivamente em setembro de 2016; baixe as suas fotos (Foto: Pond5)

Os dados disponíveis do Orkut (como as fotos do seu perfil) podem ser recuperados através do Google Takeout, uma ferramenta que permite baixar com facilidade todos os dados de sua conta do Google. Para aprender a baixar suas fotos em seu computador, você pode conferir este tutorial. Já este outro ensina como fazer uma cópia de seus dados no Google Drive.

Se o Orkut e o MSN voltassem, você usaria em 2016? Comente no Fórum do TechTudo.

Após o fim da rede social, o Google disponibilizou um arquivo público com mais de 51 milhões de comunidades e todos os posts existentes nela. Quem quiser procurar conteúdo neste banco de dados pode usar o próprio sistema de buscas da desenvolvedora, que permite encontrar informações com facilidade usando os filtros corretos no buscador do Google.

Como baixar suas fotos do Orkut; vídeo

O Orkut foi a primeira rede social a ter s

... ucesso no Brasil.  Foi criado pelo engenheiro Orkut Büyükkökten, do Google, em 2004, e ficou no ar durante 10 anos. O site não foi popular nos EUA, mas chamou a atenção de brasileiros e indianos, os dois países em que foi mais popular.

A decisão de acabar com o Orkut ocorreu em 2014, com o acesso aos dados mantido por apenas mais dois anos, um prazo que se encerra em 30 de setembro de 2016. Portanto, agende um tempo para baixar as suas fotos, scraps, dados de comunidades e outras informações do seu perfil.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo