A Copa América 2016 recebe nesta sexta (3 de junho) uma homenagem em forma de Doodle Google. O dia de hoje marca o centenário do campeonato, que foi criado no ano de 1916. A Copa América é a principal disputa de futebol entre os países do continente americano. Em 2016, pela primeiras vez os Estados Unidos sediará a disputa, que começa hoje e tem em sua tabela 16 países -  Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Paraguai, Brasil, Equador, Haiti, Peru, Jamaica, México, Uruguai, Venezuela, Argentina, Bolívia, Chile e Panamá -  que vão se enfrentar em 32 partidas no esquema "mata-mata". 

Copa América Hearthstone: veja o que rolou no campeonato de 2015

A Copa América, muitas vezes, é vista como uma prévia para a Copa do Mundo, principal competição do futebol mundial. Pela primeira vez nestes 100 anos de história, o certame será disputado nos Estados Unidos e será prestigiado em 10 estados diferentes. O Brasil estreia no sábado (4), contra o Equador, no estádio Rose Bowl, às 23 horas (horário de Brasília).

Copa América é celebrada com Doodle do Google (Foto: Reprodução/Google)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O doodle criado pela gigante das buscas é bem interessante e colorido. Nele, vemos uma bola parada no centro do gramado com o número “100” acima dela, que faz alusão ao centenário da competição. Em direção a ela vemos dois jogadores correndo, mas a imagem passa também a impressão de que há mais jogadores. Cada um deles tem uma cor diferente (azul e vermelho). Ao fundo, em amarelo, há o que parece ser a silhueta de um estádio. No gramado, vemos o nome Google, com segundo “o” é substituído pela pelota.

A Copa América, ou Campeonato Sul-Americano, como era chamado em seu início, foi disputado pela primeira vez em 2 de julho de 1916. Essa competição fez parte das comemorações do centenário de independência da Argentina. Na ocasião, o Uruguai sagrou-se campeão, justamente em cima da Argentina, a dona da casa. A Celeste também seria campeã no ano seguinte, desta vez jogando em casa e triunfando novamente sobre a seleção argentina. O Brasil foi campeão pela primeira vez em 1919, quando sediou o torneio. A Seleção Canarinho venceu o Uruguai por 1 x 0. 

Qual o melhor Doodle do Google que você já viu? Comente no Fórum TechTudo

Curiosidades da Copa América

O país que mais sediou o torneio foi a Argentina, chegando ao total de nove edições. Em segundo lugar temos o Uruguai, que sediou sete vezes. O Brasil aparece na quinta posição, tendo sediado a Copa América em quatro ocasiões (1919, 1922, 1949 e 1989). Em 2019 o Brasil será sede novamente.

Diferentemente do que a maioria possa pensar, o Brasil não é o maior campeão da Copa América. Esse título pertence ao Uruguai, que levantou a taça em 15 oportuni

... dades e foi vice-campeão seis vezes. Ele é seguido de perto pela Argentina, que já conquistou a América 14 vezes, que também foi a seleção que mais vezes chegou à final (27), sendo vice-campeão 13 vezes. O Brasil, por sua vez, chegou em 19 finais, conquistando oito delas e sendo vice-campeão em 11 oportunidades.

Nas penalidades máximas, o Brasil bateu a Argentina por 4 a 2 e ganhando seu sétimo título. Ele ganharia novamente em 2007, da mesma Argentina. Agora o Brasil tem a oportunidade de disputar mais um título, o nono de sua história. Prepare sua torcida!

Conheça a história dos Doodles:



>>> Veja o artigo completo no TechTudo