Desligar o Windows é algo muito simples, tanto que qualquer um pode fazer isso. O problema é que nem sempre você quer que qualquer usuário desligue o seu PC. Infelizmente, na configuração padrão do Windows o sistema funciona dessa forma e não exige nenhum privilégio para executar o desligamento - o que pode interromper downloads ou streamings.

Tudo sobre Informática

Para dificultar ainda mais, o sistema não oferece nenhuma opção de configuração para o desligamento, nem no painel de controle ou no app “Configurações”. Mas existe uma forma de mudar isso e impedir que “visitantes” desliguem o seu PC com Windows, basta seguir os passos deste tutorial.

Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A maneira mais fácil de evitar que os usuários possam desligar um PC com Windows 10 é usar o Editor de Diretiva de Grupo Local. 

Passo 1. Para abrir o Editor, clique no menu Iniciar e digite gepedit.msc no campo de busca do Windows. Quando aparecer o aplicativo na listagem do menu, clique para executá-lo;

Executando o Editor de Diretiva de Grupo Local no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na tela do programa, abra o item ”Configuração do Usuário”. Abra a opção “Modelos Administrativos “, e depois clique em “Menu Iniciar e Barra de Tarefas”;

Acessando as configurações do Menu Iniciar e barra de tarefas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Dentro de  ”Menu Iniciar e Barra de Tarefas”, procure pelo item “Remover e impedir o acesso aos comandos Desligar, Reiniciar, Dormir e Hibernar”. Ao encontrá-lo, dê um clique duplo nele para editá-lo;

Acessando as configurações de acesso a opções de desligamento (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na tela de edição, marque a opção “Habilitado” e depois clique no botão “OK”.

... es de desligamento (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)" height="488" src="//s2.glbimg.com/v3Br7qblVzBTQv9JENVsOeKuGkI=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/05/25/impedir-visitantes-de-desligar-o-seu-pc-com-windows-10-4.png" width="695">Ativando o bloqueio das opções de desligamento (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora que você mudou a configuração, sempre que um usuário tentar desligar o PC, o Windows exibirá uma mensagem de erro e não deixará que ele faça isso. Assim, só o administrador irá efetivamente desligar o sistema e você não vai correr o risco de pausar downloads na sua máquina.

Quais placas de vídeo podem ser usadas com Windows 10? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo