O Microsoft Edge recebeu novidades e extensões na Build 14342 do Windows 10. Disponível no modo rápido para Insiders, a nova versão de testes trouxe suporte a notificações, navegação por gestos e o suporte aos complementos AdBlock e AdBlock Plus, que agora terão que ser baixados na loja de aplicativos. A Microsoft também fez melhorias na Central de Ações, no Ink Center para canetas digitais e na integração de app com o sistema. 

Microsoft força uso de Edge e Bing em buscas da Cortana no Windows 10

Windows 10 ganha build 14342 com novidades para o Microsoft Edge (Foto: Divulgação/Microsoft)

Instalar na Windows Store

A Microsoft moveu a instalação de complementos no Edge para a loja do Windows. Não há nenhuma sessão na Windows Store que separe extensões de apps. A partir da Build 14342, os usuários não precisarão reinstalar seus plugins no navegador sempre que uma nova versão de testes for lançada. Tudo será feito automaticamente pela loja. Quem estiver utilizando a versão 14332 ou anterior, terá que repetir o download manual.

Windows 10 agora tem extensões do Microsoft Edge dentro da loja de aplicativos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

A companhia pediu aos usuários para desinstalarem extensões que não vão mais usar e não apenas desativá-las. Segundo a empresa, há um erro na atual versão de testes que faz com que o navegador não possa ser fechado ou exibir alertas. Para corrigir esse problema, basta religar ou desinstalar os complementos afetados, fechar todos os processos do Microsoft Edge no gerenciador de tarefas e reiniciar o browser.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Novas Extensões

A AdBlock e a Adblock Plus, que bloqueiam propagandas em sites, ganharam suporte ao navegador do Windows 10. Além delas, o Microsoft Edge também suporta a Page Analyzer, Save to Pocket, Microsoft Tradutor, Reddit Enhancement Suite, Mouse Gestures, Microsoft OneNot Web Clipper e Pin it Button.

... rong>Microsoft Edge agora tem novas extensões para serem baixadas na Windows Store (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Navegação por Swype

Para computadores sensíveis ao toque, a Microsoft voltou com uma função presente no Windows Phone. Agora é possível voltar ou avançar a uma página fazendo um gesto de arrastar o dedo na tela. A função chegará no Windows 10 Mobile na próxima build.

Notificações de Sites

Sites com suporte à notificações, como o Gmail, TrelloWhatsApp Web e autorizados pelo usuário poderão exibir notificações no canto da área de trabalho e sobre outros programas. Os alertas ficarão guardados na Central de Ações do sistema.

Windows 10 agora exibe notificações do Microsoft Edge na área de trabalho (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Cortana em Português integrada com celulares

A Cortana em Português tornou-se capaz de sincronizar as notificações com dispositivos móveis. A partir de agora, a assistente virtual pode exibir informações como chamadas perdidas e bateria baixa de aparelhos Android, iPhone (iOS) e Windows 10 Mobile.

Build 14342 adicionou comunicação entre Cortana em Português e celulares (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

A assistente da Microsoft fornece um QR code para que usuários possam acessar os links para a App Store (iPhone), Google Play Store (Android) e Windows Store - nenhuma das opções está disponível no Brasil. 

Cortana em Português agora pode ter celular pareado no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Clique “do meio” para apagar notificação

A Central de Ações do Windows 10 pode ter alertas ocultados com um clique no botão central do mouse. O recurso funciona em notificações individuais e agrupadas por aplicativos.

Associação de apps com links

A Windows 10 poderá abrir apps baixados na loja a partir de links, como acontece atualmente no Android. Por exemplo, ao associar o domínio do Facebook ao software universal do sistema operacional, a rede social deixará de ser aberta no navegador para ser usada exclusivamente no programa.

Windows 10 poderá ter aplicativos universais associados a links no futuro (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Atualmente, a Microsoft afirma que nenhum aplicativo da Windows Store suporta essa função. No entanto, a empresa já liberou o menu para que usuários possam conferir como o recurso funcionará. Basta acessar as configurações do sistema, tocar na opção  ”Sistema” e em “Aplicativos para Sites”.

Skype universal

O aplicativo universal do Skype vai receber uma atualização na quinta-feira (12) na Windows Store da Build 14342. Na nova versão, o usuário poderá escolher o esquema de cores para o app e alternar entre contas. A Microsoft revelou que a versão para celulares será liberada até junho deste ano.

Novo ícone no Windows Ink

A empresa também atualizou o ícone da central de canetas. Não foram adicionados novas funções, mas os usuários que não possuem canetas pareadas com o computador terão que ativar o painel novamente. Basta clicar com o botão direito na barra de tarefas e escolher “Mostrar o botão da Área de Trabalho do Windows Ink”.

Build 14342 tem novo ícone para a Windows Ink Center (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pequenas mudanças, melhorias e erros encontrados

A nova interface do Controle de Conta do Usuário (UAC) foi atualizada para suportar o tema preto quando estiver ativo no restante do sistema. Fora isso, o Bash do Ubuntu no Windows recebeu novas funções e melhorias para desenvolvedores.

O Feedback Hub, voltado para avaliações da Build pelos usuários, agora sugere categorias para comentários. Na atualização 14342, a Microsoft corrigiu problemas relacionados a conteúdos protegidos por licença digital (DRM), atalhos de teclados em apps universais e erros na interface e animações do sistema. Como de costume, a nova versão tem problemas com o Norton Antivirus, Feedback Hub, entre outros. 

Qual é o melhor navegador de Internet da atualidade? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo