O Facebook Flat está chamando a atenção na rede por retornar com o recurso que promete revelar quem visitou seu perfil na rede social. Além da ferramenta polêmica para os internautas mais curiosos, a extensão para navegador Google Chrome têm outras funcionalidades completas para quem deseja inovar no Facebook. Um dos destaques está na mudança de visual: botões rápidos no painel, sem anúncios, reunir todas as suas curtidas e mais. 

Cinco plugins que mudam o visual do Facebook

Baixe o Facebook Flat

Facebook Flat tem ferramentas extras para usuários da rede social (Foto: Divulgação/Facebook Flat)

Sobre o “Facebook Visitors”

Para começar com a ferramenta que está dando o que falar nas redes sociais, o usuário precisa ativar o Facebook Flat e acessar o "Visitors" pelo botão de “binóculo", no painel da esquerda. Será aberta uma aba listando os 20 possíveis visitantes mais recentes ou que tiveram interações com seu perfil.

Facebook Visitors mostra os possíveis visitantes do seu perfil na rede social (Foto: Reprodução/Facebook)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

1. Mudar o visual do Facebook

Para começar, quem está cansado do visual do Facebook pode usar a extensão para inovar. Com o Facebook Flat Design no Chrome são adicionados botões rápidos e coloridos na lateral esquerda com as funções e a fonte do texto é alterada. Para fazer a mudança, basta instalar a extensão no navegador e atualizar a aba com a rede social.

Facebook Flat muda o visual da sua rede social (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

2. Pode ligar e desligar

Outra função prática é que o usuário pode ativar ou desativar o Facebook Flat com uma chave rápida, no topo esquerdo da tela. Assim, o internauta não perde tempo para mudar o visual tradicional. A página da rede social é atualizada automaticamente com o visual escolhido.

Ative ou desligue a extensão de forma simples (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3. Remover anúncios

Sabe aqueles anúncios incômodos que aparecem na lateral do Facebook? A extensão dá um jeito nisso, de forma parecida com o AdBlock (saiba como usar no Facebook). O item que resta é um botão do próprio Facebook Flat, convidando para curtir a página de fãs do aplicativo no Facebook.

... 83" src="//s2.glbimg.com/m4xdJRYJGD1ETFmy-oEvOJLtwao=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/05/09/f0333333.jpg" width="695">Facebook Flat bloqueia anúncios da rede social (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

4. Carregar páginas mais rápido

O Facebook Flat promete carregar as páginas da rede social de forma mais rápida por oferecer interface mais limpa e leve que o Facebook “tradicional”. Vale lembrar que isso depende da velocidade de conexão com Internet do usuário, já que o acesso é pelo navegador.

Facebook Flat promete carregar páginas de forma mais rápida (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

5. Painel com botões rápidos

Um dos destaques do Facebook Flat está nos botões rápidos no painel vertical à esquerda da tela. Dentre os itens coloridos correspondem estão Feeds, “Profile Visitors” (a ferramenta que mostra os possíveis visitantes do seu perfil) e os itens em branco reúnem funções como acessar mensagens, amigos, fotos vídeos, aplicativos, eventos e mais. Basta clicar para carregar a função na rede social.

Painel lateral do Facebook Flat permite acesar recursos rápidos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

6. Reunir suas curtidas em um só lugar

Para quem não quer perder tempo, o Facebook Flat permite acessar de forma rápida todas suas curtidas na rede social. Basta clicar no botão de “coração” no painel da esquerda. Serão listadas as Páginas que você curte e segue, podendo desfazer essas ações ou até buscar por temas como filmes, programas de TV, Músicas, Times e mais. 

Veja todas suas curtidas em Páginas de forma rápida (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

7. Chat na lateral direita

O Facebook Flat permite que o usuário use a barra fixa de chat, com os amigos online na rede social. A ferramenta também está disponível na versão tradicional do Facebook e quem resolver usar o visual da extensão não vai sentir falta do recurso. Permanecem as opções para desativar o bate-papo, ocultar a barra lateral, remover sons e mais.

Usuário pode usar a barra lateral de chat no Facebook Flat (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

8. Organizar o Feed por temas

Uma ferramenta bem interessante está em “Feeds” que pode ser acessado pelo primeiro botão verde na painel da esquerda. Nele, o usuário consegue visualizar os posts por temas de interesse, entre notícias, esportes, tecnologia, filmes, música e isso abre uma segunda aba, com as opções de páginas nessa categoria. Assim você encontra os posts com seus assuntos favoritos de forma simples.

Facebook Flat mostra Feeds por temas de interesse (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

9. Acesso rápido de notas e rascunhos

Já no ícone em “Azul” do painel o usuário pode acessar rapidamente suas notas e rascunhos. Lá é possível editar, curtir e compartilhar os itens de forma tradicional. Na mesma interface você pode visualizar notas publicadas por amigos na rede social, recurso um pouco escondido no Facebook.

Acesse suas notas e rascunhos de forma rápida (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

10. Ícones

Para quem é mais visual, o Facebook Flat pode agradar principalmente pela substituição do menu lateral com texto por ícones. Isso deixa as ações mais intuitivas, principalmente para quem tem dificuldade em encontrar recursos. Com a extensão, basta clicar no ícone de “filmadora” para abrir a página com seus vídeos, os cards com fotos para exibir imagens e a “estrela” redireciona para os itens salvos.

Facebook Flat substitui menu com texto para painel com ícones (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Tudo mais simples e mantendo os botões tradicionais do Facebook no topo direito, para adição de amigos, mensagens e notificações.

Por que as novas Reactions no Facebook não funcionam? Comente no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo