Se depender da Microsoft, os celulares do futuro terão uma tela mais esperta. Hoje em dia já existe o display de resolução 4K (3840 x 2160 pixels) e até o 3D Touch da Apple, tecnologia que reconhece a força aplicada sobre a tela. Mas nesta semana, a fabricante do Windows 10 Mobile revelou um protótipo de smartphone que consegue prever o que o usuário vai fazer na tela antes que ele toque no vidro. É a tecnologia “pré-touch”.

Microsoft 'esquece' smartphones ao apresentar novidades do Windows 10

Com sensores nas laterais do dispositivo, o recurso permite detectar como o telefone está sendo segurado e, assim, realiza um novo sistema de monitoramento da orientação da tela. Dessa forma, mais funcionalidades podem ser ativadas, de acordo com a movimentação do celular.

Protótipo de smartphone prevê o que o usuário deseja tocar na tela.(Foto: Reprodução/Aline Jesus)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A Microsoft Research divulgou um vídeo mostrando o protótipo, no qual é possível visualizar o pré-touch em funcionamento. Assim que os dedos do usuário chegam perto da tela, aparecem informações relevantes para o app que está em execução O conceito é semelhante ao hover dos Live Tiles no Windows Phone.

Por exemplo: no vídeo, um menu de opções aparece na tela assim que o usuário aproxima seus dedos da mesma. E a exibição varia de acordo com a orientação da tela. Quando a pessoa segura o celular com as duas mãos, o menu aparece no centro. Quando o faz com uma mão só, ele fica no lado onde aquela mão está posicionada.

Se você está assistindo um vídeo e seu dedo passa “de baixo para cima”, na frente da tela, ele entende que você quer

... abrir o menu nesta posição, como um controle de volume, por exemplo. Este é um nível de interação bem diferenciado, e que pode ser muito útil caso venha a chegar ao público final em um futuro próximo.

Assista abaixo ao vídeo de divulgação da tecnologia abaixo.


Via The Verge e GizModo

Qual smartphone você considera o melhor atualmente? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo