SwiftKey é um teclado para iPhone (iOS) e celulares com Android, conhecido pelo bom sistema de previsão de escrita. Além disso, o aplicativo também inclui um conjunto de ações e funções escondidas que podem aumentar ainda mais a produtividade e velocidade de digitação do usuário. Por exemplo, é possível alterar o layout do teclado e usar o método de digitação por voz.

Como controlar o PC usando um smartphone Android

Confira neste especial do TechTudo dez dicas para melhorar a sua experiência com o SwiftKey em smartphones com o sistema do Google.

1. Tenha previsões em mais de um idioma

Teclado SwiftKey para Android pode fazer sugestões para múltiplos idiomas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Se você conversa frequentemente em outros idiomas, o SwiftKey permite que previsões de diferentes línguas sejam usadas ao mesmo tempo. Para isso, abra o aplicativo do teclado, toque em “Idioma” e navegue até a opção desejada. O SwiftKey trabalha com variantes regionais, como por exemplo o Inglês americano, canadense e o britânico. Após tocar sobre ele, aguarde até o fim do download e, em seguida, certifique-se de que o pacote está marcado no topo da tela.

2. Atalho para emojis

Teclado SwiftKey tem atalho para emojis no botão Enter (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Quem usa bastante emojis em conversas tem a opção de acessar as figurinhas rapidamente apertando o botão Enter do teclado por alguns segundos. Caso isso não aconteça automaticamente, acesse o app do SwiftKey, toque sobre a opção “Digitação”, seguido por “Teclas”. Na lista que aparece, marque a opção “Acesso a emojis” para ativar a função.

3. Mostrar teclas de números

Linha numérica do SwiftKey pode ajudar a digitar números mais rapidamente (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Por padrão, os números estão em uma página separada do teclado, sendo necessário tocar em um botão específico para acessá-los. No entanto, o SwiftKey pode ter uma linha numérica adicionada acima das letras. Basta acessar o menu “Digitação” e, em seguida, a opção “Teclas”. Feito isso, é só marcar a opção “Linha de números”. Embora ocupe um espaço maior na tela, a fileira adicional é um atalho muito útil no dia a dia.

4. Adicione setas de navegação ao teclado

... s de navegação para ajudar na precisão (Foto: Reprodução/Elson de Souza)" height="613" src="//s2.glbimg.com/JUZGjgJklsnBY3vJ7gVJEixCXxk=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/04/19/teclado-swiftkey-android-o-que-e-como-funciona-dicas-digitacao-4.jpg" width="695">Teclado SwiftKey possui setas de navegação para ajudar na precisão (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Quando é necessário corrigir um erro no meio de uma palavra ou navegar em um texto muito longo, o uso do toque nem sempre oferece boa precisão. Para resolver isso, o SwiftKey pode ter teclas de navegação adicionadas na parte inferior do teclado, podendo movimentar o cursor na direção selecionada. Basta acessar novamente o menu “Teclas” em “Digitação” e marcar “Teclas de seta”.

5. Insira previsões mais rapidamente

Teclado SwiftKey pode ter a inserção de sugestões agilizada (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Além de corrigir erros, o SwiftKey também pode prever até duas palavras seguintes àquela que você está digitando. Para agilizar o uso da função, uma boa opção é adicionar os termos sugeridos a partir de toques na barra de espaço do teclado. Basta acessar a opção “Digitação e Autocorreção” e marcar a opção “Inserção automática de previsão”.

6. Escolha a interação de gestos preferida

Teclado SwiftKey tem dois modos para uso com gestos na tela (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Por padrão, o SwiftKey permite que o usuário forme palavras arrastando o dedo no teclado, mas também é possível substituir a função por atalhos. Basta acessar “Digitação e Autocorreção” e na opção “Entrada de gestos” escolher entre as seguintes opções: Flow, para formar palavras, e gestos, para usar atalhos para excluir termos ou ocultar teclado.

7. Flow: digite mais de uma palavra ao mesmo tempo

Flow do teclado SwiftKey pode inserir mais de uma palavra ao mesmo tempo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Se optar pelo Flow na dica anterior, o usuário não precisa digitar palavra por palavra por meio de gestos. Basta, ao fim de cada termo, deslizar o dedo em direção à barra de espaço. O Swiftkey entenderá automaticamente que uma nova palavra será inserida.

8. Remova uma entrada da previsão

Usuário pode remover palavras da previsão do SwiftKey para Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Caso o SwiftKey esteja sugerindo uma palavra ou termo incorreto, é possível fazer com que o aplicativo esqueça aquela grafia. Basta tocar por alguns segundos sobre o item que deseja eliminar na sugestão e, no aviso que aparece, tocar em “Ok” para removê-la. Esse é um problema muito comum em caso de digitação de e-mails e telefones em formulários.

9. Altere o layout para tornar o teclado mais confortável

Teclado SwiftKey pode ser arrastado e adotar inúmeros formatos no Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Alguns modelos de celulares são muito grandes e a digitação ou escrita por gesto neles é uma tarefa mais difícil. No entanto, o SwiftKey pode ser posicionado em diferentes locais da tela. Também é possível usar orientações distintas de teclas. Para fazer isso, basta tocar sobre a opção “Layout” para escolher arranjos de botões, “Redimensionar” para alterar o tamanho e “Mover” para reposicionar o teclado na tela.

10. Use a digitação por voz

Teclado SwiftKey também pode ser usado através da digitação por voz (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Quem não quiser ter o trabalho de digitar pode optar pelo uso da voz para ditar um texto ao teclado. Por padrão, a função já vem ativada e basta apenas tocar e segurar a tecla da vírgula até que um microfone apareça. Caso isso não funcione, acesse o app do SwiftKey, toque sobre a opção “Digitação”, seguido por “Voz e outras entradas” e marque a opção “Entrada de voz”.

O que fazer quando algumas letras do teclado do iPhone não funcionam? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo