Telegram virou a primeira alternativa ao WhatsApp para muitos brasileiros. Um dos motivos para a popularidade do aplicativo é a semelhança de seus recursos com os do seu grande rival, como a criação de grupos para falar com vários contatos ao mesmo tempo, por exemplo.

Dez motivos para continuar usando o Telegram no lugar do WhatsApp

Seja no AndroidiPhone (iOS), Windows Phone ou computador, o app de mensagens tem suporte para de 200 participantes, para um conjunto simples, ou até cinco mil membros, para os chamados supergrupos. Quer saber como criar ou gerenciar um grupo no mensageiro? Aprenda neste tutorial do TechTudo.

Passo 1. Na tela inicial do Telegram, toque sobre o sobre o botão “Novo”. No Android, ele é representado por um lápis; no iPhone, há um ícone de lápis e papel; enquanto no Windows Phone há o botão “+”.

Telegram tem grupos para até 200 membros e supergrupos de 5000 participantes (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 2. Toque sobre a opção “Novo Grupo”.

Passo 3. O Telegram abrirá a sua lista de contatos no app para que você possa adicionar membros. Marque os que deseja incluir e toque sobre o sinal de visto (Android) ou em “Próximo” (iPhone).

Usuário pode adicionar vários membros de uma só vez ao grupo do Telegram (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Digite o nome do novo grupo no topo da tela no campo indicado.

Passo 5. Se quiser adicionar foto, toque sobre o ícone da câmera e escolha entre tirar uma foto na hora ou pegar uma na galeria. Ao fim, toque sobre “Aplicar”.

Telegram também pode ter foto adicionada à grupo como no WhatsApp (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 6. Se estiver tudo certo com o grupo, toque sobre o botão de “Visto” (Android) ou em “Criar” (iPhone).

Telegram pode ter grupos criados com até cinco mil membros (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O grupo está criado e você poderá conversar normalmente com seus amigos e trocar fotos, vídeos, GIFs, entre outros conteúdos.

Como gerenciar um grupo

Assim como no

... /a>, os grupos do Telegram também podem ser gerenciados. Para fazer isso, abra a conversa e toque no nome do chat (Android) ou em “Grupo” (iPhone) no topo da tela. Veja o que é possível fazer:

Adicionar membros: Para incluir alguém, basta abrir as informações do grupo e tocar sobre “Adicionar membro” e procurar pela pessoa nos contatos ou criar um link para que novos membros sejam adicionados.

Telegram pode ter novos membros adicionados a partir de contatos ou links (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Observação. Antes de incluí-la, o Telegram perguntará quantas mensagens antigas deseja encaminhar, ou seja, o histórico de conversa anterior. Se não quiser que a pessoa veja nada, marque 0 “zero”.

Remover Membro: No Android, abra as informações sobre o grupo e dê um longo toque em quem deseja excluir e confirme a ação. No iOS, arraste o contato para a esquerda e selecione “Apagar”.

Telegram dá aos administradores possibilidade de excluir membros do grupo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Tornar administrador: Por padrão, todos os membros são os membros são administradores no Telegram, mas é possível editar isso. No Android, toque sobre as reticências no topo da tela e escolha a opção “Definir administradores”. No iOS, toque sobre “Editar” e, logo após em “Administradores do Chat”.

Telegram pode ter administradores definidos facilmente (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Supergrupos: É possível converter um grupo em supergrupo e aumentar a capacidade de membros até cinco mil pessoas. A função é ideal para chat públicos e não para conversas privadas entre amigos e famílias. A mudança não pode ser revertida.

Converter em supergrupo aumenta a capacidade do chat para cinco mil pessoas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Agora você já sabe como gerenciar um grupo no Telegram e pode manter contato com seus amigos fora do WhatsApp.

Quais são os melhores aplicativos mensageiros? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo