Guitar Hero, Street FighterThe King of Fighters e Mario Kart estão entre os melhores jogos de fliperama lançados nos anos 2000, no início do atual milênio. Seja pelos gráficos, jogabilidade ou inovação que trouxeram ao mercado, eles são até hoje lembrados e queridos pelos fãs. Para relembrar, o TechTudo selecionou os melhores games de fliperama deste período.

Relembre as máquinas de fliperamas mais incríveis dos anos 90

Street Fighter 4 (2008)

O Street Fighter 4 é considerado um dos melhores jogos de luta de todos os tempos. Apesar de ter saído também nos consoles, poucas pessoas sabem que ele foi disponibilizado nos fliperamas primeiro – ao menos no Japão.

Street Fighter 4 é um dos melhores jogos de fliperama (Foto: Divulgação/Capcom)

Pouquíssimas máquinas de Street Fighter 4 chegaram ao ocidente, e também ao Brasil. Apesar de serem raras, elas trazem o mesmo game do Xbox 360 e PS3. Por isso, o título fez sucesso também entre os fãs de fliperama.

<b>Guitar Hero Arcade (2009)</b> 

O Guitar Hero Arcade é um dos exemplos mais recentes nesta lista. Ele trazia toda a empolgação do game de consoles para as máquinas de fliperama. No Brasil, sempre estava presente nos principais shoppings e continha o setlist do elogiado Guitar Hero 3.

Guitar Hero Arcade de fliperama (Foto: Divulgação/Activision)

A máquina, como era de se esperar, vinha com uma guitarra de plástico acoplada, que podia ser tocada justamente como na edição para consoles. O jogo não fazia feio em termos gráficos e nem na jogabilidade, que era basicamente idêntica: toque os botões coloridos no ritmo da música para somar pontos e vencer.

Virtua Fighter 4 (2001)

O Virtua Fighter 4 levou a série de luta da Sega a um novo patamar. Além de usar gráficos em 3D ainda mais avançados, o game foi o primeiro fliperama da história a ter funcionalidades online, como partidas multiplayer.

Virtua Fighter 4, o primeiro com modo online (Foto: Divulgação/Sega)

É verdade que Virtua Fighter não é tão popular quanto os concorrentes no ocidente. Porém, algumas máquinas do quarto jogo também vieram para este lado do mundo, ainda que sem as funções online, infelizmente.

Power Stone 2 (2000)

O Power Stone 2 pegou tudo que funcionou no primeiro e melhorou nesta nova versão. O game vem com novos personagens, cenários adicionais e uma jogabilidade mais fluida, com golpes que funcionavam de formas mais criativas.

O divertido Power Stone 2 (Foto: Divulgação/Sega)

O game também saiu no Dreamcast

... e fez fama no último console da Sega, mas sua edição para fliperama tinha gráficos ligeiramente melhores. O modo Adventure trazia um tipo de “modo história” inédito em termos de jogos de arcade para a época.

Mario Kart Arcade GP (2005)

O Mario Kart não existe só nos consoles da Nintendo. Em 2005, a Big N fez uma parceria com a Bandai Namco para lançar Mario Kart Arcade GP, edição especial do famoso jogo de corrida, com personagens clássicos e gráficos elaborados.

Mario Kart GP no fliperama (Foto: Divulgação/Bandai Namco)

O game era divertido, pois trazia como base elementos do Super Mario Kart original, além de praticamente todos os personagens queridos dos fãs, incluindo Mario, Luigi, Peach e Bowser. O jogo também apresentava cabine decorada e temática, mas a jogabilidade era seu principal destaque.

Tekken 4 (2001)

O Tekken 4 foi o primeiro game de luta a ter personagens que falam entre si antes das lutas de forma personalizada. Isso deu mais vida aos lutadores e também deixou o jogo mais divertido de lá para cá.

Tekken 4 nos fliperamas (Foto: Divulgação/Bandai Namco)

Em versões mais recentes de Tekken, inclusive, isso se tornou um padrão graças ao quarto game. Além disso, personagens de diversos países falam suas línguas maternas, como português, árabe e espanhol. É claro que a boa jogabilidade e também os gráficos fizeram deste um dos melhores Tekken já lançados.

Marvel vs Capcom 2 (2000)

O Marvel vs Capcom 2 é até hoje considerado um dos principais jogos de luta da história. Com grande elenco de personagens dos quadrinhos Marvel e dos games da Capcom, o título ficou famoso pelo seu exagero, positivamente falando.

O caótico Marvel vs Capcom 2 (Foto: Divulgação/Capcom)

A ação era ágil, os golpes voavam pela tela, os especiais eram gigantescos, mesmo em personagens mais “simples”, como Homem-Aranha, Ryu e Mega Man. O traço de desenho animado colaborou para a simpatia de Marvel vs Capcom 2 como um todo.

Virtua Cop 3 (2003)

O Virtua Cop 3 finalmente continuou a série de tiro em trilhos da Sega para fliperamas nos anos 2000. Uma das grandes novidades foi a inclusão do “bullet time”, efeito que reduz a velocidade da cena e permitia ao jogador escapar de algumas balas, similar ao filme Matrix.

Virtua Cop 3 nos fliperamas (Foto: Divulgação/Sega)

O jogo também apresentava gráficos obviamente melhorados em relação à última versão, além de novos personagens.

The King of Fighters 2000 (2000)

O The King of Fighters 2000 pode ser considerado como um dos melhores games da saga lançados entre os anos 2000 e 2009. O jogo trouxe algumas novidades à jogabilidade, além de inclusões importantes no elenco, como a novata Kula Diamond, que até hoje é personagem recorrente na série.

The King of Fighters 2000 é um dos melhores games de fliperama (Foto: Divulgação/SNK)

Outra adição foi a variação no Striker, o quarto membro do time que podia ajudar de formas diferentes no meio da luta. Vale lembrar que KOF sempre foi uma série de lutas em trios, mas a novidade do Striker surgiu em KOF 99 e foi mantida por algum tempo.

Ikaruga (2001)

O Ikaruga é absolutamente o campeão em termos de “jogos de navinha”. Nele, o jogador controla uma nave que dispara tiros para todos os lados em progressão 2D na tela, com a diferença de ser na vertical, e não na horizontal.

O insano Ikaruga (Foto: Divulgação/Treasure)

Ikaruga foi “mestre” em alguns aspectos dos shooters modernos, como a inclusão de dois tiros variantes, que atingiam inimigos de forma seletiva. Isso aumentou o desafio e a criatividade dos jogadores – já não bastava apenas mirar e atirar, era preciso pensar em qual tiro utilizar.

Qual o melhor jogo antigo de fliperamas? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo