O Google Maps adicionou uma ferramenta para o download automático de áreas offline no Android  que permite acessar o mapa sem precisar de internet. A novidade está presente a partir da versão v9.23, liberada inclusive para usuários brasileiros. A partir dessa versão, o Maps também reconhece automaticamente as áreas importantes no seu trajeto e baixa no celular, para evitar problemas caso tenha uma perda na conexão.

Como usar mapas offline no Google Maps para Android e iOS

Um ponto negativo é o espaço de armazenamento “extra” que é ocupado no smartphone com o uso do novo recurso. Quer saber como acessar e desativar a função? Confira o tutorial que preparamos.

Passo 1. Abra o Google Maps no Android e toque no ícone de menu, indicado por três linhas na esquerda da tela. Selecione “Áreas offline”.

Acesse o menu do Google Maps no Android e selecione as áreas offline (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 2. Clique no ícone de “Engrenagem” e na tela seguinte note a opção “Fazer download de áreas offline automatic.”. Ative o recurso deixando a chave em azul e desative com a chave em cinza.

... Ative ou desative o download automático de mapas offline no Google Maps (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Agora você pode ativar a função e usar os mapas do Google mesmo quando não tiver uma conexão funcionando. Se preferir economizar espaço de armazenamento, basta desativá-la.

Qual é o melhor serviço de mapas: Here ou Google Maps? Comente no Fórum do TechTudo. 

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo