O corretor ortográfico do iPhone – responsável por algumas pérolas e até mesmo vexames especialmente em mensageiros, como o WhatsApp e Facebook Messenger  –poderá passar por uma importante melhoria em breve.  Em estudo está uma nova função para informar ao destinatário das mensagens que uma palavra foi trocada automaticamente. A Apple enviou um pedido de patente descrevendo essa função ao órgão de propriedade intelectual dos Estados Unidos.

Conheça todas as funções do botão Home do seu iPhone

Assim, quando a mensagem chegasse ao celular do destinatário, a palavra que passou pelo autocorretor do iPhone ficaria destacada. Dessa forma, o contato saberia prontamente que aquela palavra foi corrigida, evitando inconvenientes causados quando o smartphone erra na correção de uma palavra.

Apple quer que mensageiro informe sobre mudanças feitas pelo autocorretor (Foto: Reprodução/United States Patent and Trademark Office)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Apesar de ser um problema pequeno, os erros cometidos pelo corretor acabam atrapalhando as conversas dos usuários. Se o recurso indicado na patente for implementado, quando uma palavra for corrigida de forma errada, você não precisará mais perder tempo explicando o que aconteceu, pois o seu contato já terá entendido. Então, basta você mandar novamente uma mensagem, mas desta vez com a palavra correta.

Ainda não se sabe como a Apple implementará a função, mas suspeita-se que ele seja semelhante ao recurso ditado, já presente no iOS. Quando você dita uma palavra para o sistema e ele não tem 100% de certeza se ela está correta, uma linha azul fica abaixo da palavra, sublinhando-a. Talvez, a Apple adote o mesmo recurso para avisar aos usuários quando uma palavra for corrigida pelo corretor ortográfico.

Outra dúvida é em relação à compatibilidade da função com aplicativos de terceiros. A fabricante possui um mensageiro próprio e exclusivo dos dispositivos da Apple, o iMessage. Não se sabe como ela poderia implementar o recursos nos mensageiros criados por emp

... resas rivais, como o Skype da Microsoft, entre outros.

É possível que esta nova funcionalidade seja mostrada em junho, durante a WWDC. Na conferência para desenvolvedores, a fabricante mostrará as novidades sobre o iOS 10.

Via The Verge e United States Patent and Trademark Office

Qual será o preço do iPhone SE no Brasil? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo