Os fones de ouvido dos celulares – entre outros apetrechos tecnológicos – podem receber, em breve, uma repaginação. A Intel revelou nesta quarta-feira (27) planos para que a tradicional saída de áudio com formato de 3,5 milímetros seja substituída pelo novo USB, chamado de USB tipo C ou USB-C. O anúncio foi feito durante um evento para programadores na China.

Conheça o USB-C e saiba por que ele estará em todo gadget em breve

Os conectores P2, também conhecidos como conectores TRS de 3,5 mm, são usados nos aparelhos desde 1979. O formato é encontrado em quase todos os smartphones, tablets, monitores e TVs, dos mais baratos aos mais caros. Ainda assim, a fabricante pretende investir neste novo projeto. Saiba abaixo o que pode mudar na sua vida, com a chegada do USB-C nos fones de ouvido.

Intel quer substituir entradas para fones de ouvido por USB-C (Foto: Reprodução/YouTube)

Download grátis do app TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A empresa americana é uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento do padrão USB Tipo C, que ainda não foi adotado em massa pelo mercado. Apesar de suas vantagens, apenas algumas fabricantes, como a Apple, têm utilizado a entrada nos novos produtos.

A Intel justificou a mudança com as vantagens que o conector USB-C traria às saídas de áudio e, consequentemente, aos usuários amantes de música. O principal ponto positivo seria um amplificador de som próprio. 

Atualmente, os fones de ouvido precisam usar o amplificador do telefone. Com a conexão USB Type-C, porém, esse dispositivo já estaria embutido na saída de áudio, oferecendo um som mais consistente em qualquer celular. 

Além disso, a entrada USB-C consegue transmitir mais energia que a P2. Com essa capacidade extra, os novos fones de ouvido poderiam chegar com mais funções, e não apenas os recursos mais comuns, como dar play, pausar e ajustar o volume. A ideia da companhia é de que o novo modelo poderia garantir headphones que transmitem arquivos, medem batimentos cardíacos, entre outras utilidades. 

USB Type-C ainda não foi adotada em massa pelas empresas (Foto: Carol Danelli/TechTudo)
... /div>

A outra vantagem seria o ganho de espaço nos smartphones e demais eletrônicos. Uma porta P2 de 3.5 mm ocupa um espaço considerável no interior do aparelho. Com um componente menor, abriria uma oportunidade para as fabricantes aproveitarem a área interna do gadget, tanto para diminuir o preço quanto para adicionar outras funções.

Apesar das vantagens, a Intel tem pela frente um longo caminho. A transição do P2 para o USB-C nas saídas de áudio deverá ser demorada, considerando que o mercado também precisa aceitar o projeto.

Usar carregador de outra marca estraga o celular? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo