Mario Kart, Need for Speed, Gran Turismo e Forza estão no pódio dos maiores jogos vendidos entre o gênero de corrida, um dos mais populares entre os videogames. Desde a época dos arcades, há uma grande base de fãs que se interessa em acelerar pelas pistas do mundo, em conhecer mais sobre carros e em competir com amigos e desconhecidos. Na lista do TechTudo, você vai conhecer os jogos de corrida mais vendidos de todos os tempos, saber o que cada um tinha de especial e para quais plataformas ele está disponível.

Mario Kart Wii (2008) – Nintendo Wii: 36 milhões de cópias

Colhendo os frutos do enorme sucesso de vendas do Nintendo Wii, a Nintendo emplacou uma série de grandes recordistas de vendas. Um desses casos é Mario Kart Wii, que é o game de corrida mais vendido da história (o terceiro jogo mais vendido entre todos os gêneros).

Mario Kart Wii é um dos jogos mais vendidos da história (Foto: Divulgação/Nintendo)

Um dos elementos que ajudam a explicar o enorme sucesso do jogo é a Wii Wheel. O volante sem fio era vendido junto com o jogo e permitia que jogadores curtissem as corridas sem a necessidade do controle comum, ou do Wii Remote.

Mario Kart DS (2005) – Nintendo DS: 23 milhões

A versão para a primeira geração do portátil da Nintendo marcou época pelos gráficos, considerados de alta qualidade para um console de bolso na época, e pelo fato de ser o primeiro jogo a usar o recurso Wi-Fi Connection. A conexão via rede sem fio no game permitia que jogadores disputassem corridas em multiplayer local.

Mario Kart DS é um dos recordistas de vendas do Nintendo DS (Foto: Reprodução/YouTube)

Need For Speed: Most Wanted (2005) – PlayStation 2, Xbox, Xbox 360, GameCube, Windows, Game Boy Advance, Nintendo DS: 16 milhões

Mais vendido título entre os games Need For Speed, o primeiro Most Wanted (houve uma nova versão em 2012, com menor sucesso) foi um dos títulos de lançamento do Xbox 360, e que, depois, apareceu em outras plataformas, o que explica o sucesso em números.

Desenvolvido pela Electronic Arts, o título apresentava a mesma mecânica tradicional de corridas e fuga da polícia, marcante em Need for Speed. Na época, os gráficos foram bastante elogiados, principalmente em relação aos carros.

Need for Speed Most Wanted (2005) é o mais vendido da série NFS (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Need For Speed: Underground (2003) – PlayStation 2, Xbox, GameCube, Windows, Game Boy Advance: 15 milhões

U

... nderground é outro capítulo de sucesso da série Need For Speed. O jogo marcou época pelo nível de customização dos carros, pelas corridas noturnas e pela jogabilidade.

O sucesso do jogo da EA foi tão grande que abriu as portas para um sucessor, Underground 2, também um sucesso de vendas.

Need for Speed: Underground foi um dos games de corrida mais inovadores da história (Foto: Reprodução/YouTube)

Gran Turismo 3 (2001) – PlayStation 2: 14,8 milhõe

A tradicional série de jogos de corrida dos consoles da Sony, sempre desenvolvida pela Poliphony Digital, apresentou Gran Turismo 3 como um dos títulos de lançamento do PlayStation 2. O console, que acabaria se tornando o mais vendido da história, serviu de base para Gran Turismo 3 atingir números impressionantes.

Gran Turismo 3 foi muito elogiado pelos gráficos. Uma curiosidade é que ele é o único da série a ser lançado com uma quantidade de carros inferior ao lançamento anterior (179 contra 650 de GT2) – descontando as versões demo, como Prologue e Concept, além da única lançada para PSP.

Gran Turismo 3 é o mais vendido da série Gran Turismo (Foto: Divulgação/Sony)

Gran Turismo 5 (2010) – PlayStation 3: 11,9 milhões

Em um empate técnico com GT4 (11,7 milhões), Gran Turismo 5 é o segundo game mais vendido da série. O jogo da Poliphony Digital foi muito aguardado pelos fãs, já que o PS3 acabou sendo lançado sem a companhia de um Gran Turismo.

Atrasos adiaram o lançamento de GT5 e construíram a expectativa pelo jogo que atravessou a barreira dos mil carros (embora a maioria deles, herdados do PS2, chegaram sem detalhes). GT5 chamou a atenção pelos gráficos em 1080p, taxa de quadros quase estável a 60 FPS e pelo suporte ao 3D.

GT5 foi ansiosamente aguardado pelos proprietários de PlayStation 3 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Need For Speed: Underground 2 (2004) – PlayStation 2, Xbox, GameCube, Game Boy Advance, Nintendo DS, PlayStation Portable, Windows, celulares: 11 milhões

Depois do enorme sucesso do primeiro Underground, a EA emplacou mais um grande recordista com Underground 2. Entre as novidades, o jogo expandiu as opções de customizações aplicáveis nos carros para ganhar as corridas e introduziu um modo que permitia ao jogador dirigir livremente.

Underground 2 foi tão bem sucedido que acabou garantindo presença nas listas dos mais vendidos de PlayStation 2 (coleção Greates Hits), Xbox (Platinum Hits) e GameCube (Player’s Choice).

Disponível em diversas plataformas, Underground 2 somou 11 milhões de vendas (Foto: Reprodução/YouTube)

Gran Turismo (1997) – PlayStation: 10,8 milhões

O primeiro simulador de corridas para consoles surgiu pelas mãos da Poliphony Digital e destruiu a concorrência: era o primeiro jogo que permitia interação dos jogadores com carros reais, como os que apareciam nas ruas e nas corridas. As customizações que permitiam alterar a performance modificavam o comportamento do carro, apresentando aos jogadores a perspectiva de games de corrida com maior capacidade de simulação física.

Para a época, os gráficos eram bastante impressionantes. Quem viveu o período costuma lembrar do encantamento causado pelos reflexos de luz na pintura dos carros. Gran Turismo 2 (1999), também para o PSOne, vendeu 9,3 milhões de cópias pelo mundo.

Gran Turismo trouxe simulação e realismo para os consoles (Foto: Reprodução/GameZone)

Mario Kart 64 (1996) – Nintendo 64: 9 milhões

O game de corrida do Mario ganhava a sua segunda versão no N64. Com o poderio do novo console, a Nintendo pôde criar um game com gráficos baseados em polígonos, permitindo imagens em 3D. A medida, que já havia dado muito certo em Super Mario 64, favoreceu o jogo de kart e lançou as bases para todos os jogos do gênero até hoje. Mario Kart Double Dash, para GameCube, atingiu 7 milhões de cópias, a partir de 2003.

Falando em Mario Kart, vale lembrar que o primeiro jogo dessa série, Super Mario Kart para Super Nintendo, lançado em 1992, também foi um grande sucesso de vendas: 8 milhões de cópias. A perspectiva inovadora de disputar corridas animadas com os personagens do universo Mario foi o estopim da criação de um novo subgênero entre games de corrida.

Mario Kart 64 foi o primeiro da série a apostar nos gráficos tridimensionais (Foto: Divulgação/Nintendo)

Forza Motorsport 3 (2009) – Xbox 360: 4,9 milhões

O terceiro jogo da série de simulação para os consoles da Microsoft, desenvolvido pela Turn 10, foi o mais bem sucedido em vendas até aqui. Com 400 carros extremamente detalhados (500, na versão Ultimate), Forza 3 foi extremamente elogiado, tendo vencido uma série de prêmios e se colocado como um rival sério ao Gran Turismo da Sony.

Forza 3 chegou perto de 5 milhões de cópias no Xbox 360 (Foto: Divulgação/Turn10)

Quais são os melhores jogos de corrida? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo