O Mega (Cloud Storage) pode estar próximo do fim, ao menos segundo o seu fundador, Kim Dotcom. Em uma série de publicações no Twitter, Dotcom afirma que o serviço de armazenamento está ameaçado por um de seus acionistas, o chinês Bill Liu. Em meio a um desejo de mover a empresa para Hong Kong, Liu entrou para a lista dos cinco homens mais procurados pela China, acusado de fraude. Dotcom, que deixou o Mega em 2013, diz que a nuvem “está por um fio” e recomenda que todos os usuários façam o backup de seus arquivos imediatamente.

Esqueceu a senha do Mega? Nuvem ‘congela’ todos os seus arquivos

“O Mega teve que sobreviver a dois anos sem um sistema de pagamento com cartão de crédito”, disse Dotcom em um de seus tuítes. “[O Mega] está por um fio. Façam backup de seus arquivos o quanto antes”, diz o fundador da empresa. Segundo ele, os dados dos usuários podem não estar mais a salvo.

Veja como criar sua conta no Mega e ter 50 GB gratuitos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Vale lembrar que não é a primeira vez que Dotcom critica o serviço que ele mesmo criou. Depois de declarar o desejo de criar uma “versão própria” da Internet, sem censura por parte de governos, o polêmico empresário do mundo digital veio a público dizer que não confia mais no Mega e que pretende lançar um concorrente, dessa vez baseado em código livre.

No Twitter, Dotcom também escreveu mais críticas ao novo dono do Mega. “O quinto criminoso mais procurado da China controla o Mega e quer levar o negócio para Hong Kong? Boa sorte”, provocou.

Kim Dotcom usou o Twitter para reclamar de um dos acionistas do Mega (Foto: Reprodução/Twitter)

Mas, a preocupação tem embasamento. Bill Liu realmente é um dos acionistas do Mega e está mesmo em uma lista dos principais inimigos do governo chinês, segundo um jornal neozelandês. Liu tem dupla-nacionalidade chinesa e neozelandesa, e é acusado de ter fugido do país asiático com US$ 129 milhão (R$ 462 milhão) oriundos de fraude no mercado farmacêutico.

O Mega, em resposta ao Torrent Freak, confirmou que Liu tem ações da empresa, mas nega que ele tenha poder decisório para mudar tirar a empresa da Nova Zelândia para fugir da extradição.

Como passar os arquivos compartilhado de outra conta Mega? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

“O Mega tem um financiamento significativo e apoio de fortes acionistas, portanto nossa posição financeira, certamente, não é precária. O comentário de Dotcom é, na verdade, incorreto e o motivo é desconhecido. O Mega continua tendo forte crescimento, algo ilustrado na apreciação global da qualidade dos serviços. O sr. Liu tem uma participação acionária, mas não tem posição de direção ou no conselho, então ele com certeza não controla o Mega”.

Como fazer backup de seus dados no Mega

Embora o Mega negue que o serviço esteja enfrentando dificuldades, pelo

... sim e pelo não, você pode se precaver e fazer o download de todos os seus arquivos de maneira simples. Veja como:

Passo 1. Acesse sua conta no Mega por meio de um navegador;

Passo 2. Crie uma pasta de backup;

Crie uma pasta de backup (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Copie todas as suas pastas e arquivos existentes para ela;

Mova seus arquivos para uma só pasta (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Clique com o botão direito do mouse e faça o download de tudo no formato ZIP.

Baixe em formato ZIP (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Via NZHerald, Torrent Freak e Twitter



>>> Veja o artigo completo no TechTudo