Alguns usuários passam pelo incômodo problema de ao conectar o notebook na tomada, o computador automaticamente ligar, sem qualquer tipo de comando. Existem situações, como por exemplo, quando queremos deixar apenas o aparelho carregando, que é muito útil que isso tipo de coisa não aconteça. 

PC reiniciando sozinho? Saiba como resolver

Em alguns modelos de notebooks e até mesmo computadores, isso não se trata de um defeito, e sim, de uma funcionalidade, que pode ser desativada na BIOS. Em outros casos, isso pode ser um problema na fonte ou em determinados componentes da placa-mãe. Se esse é o seu caso, veja agora como resolver.

Descubra como identificar o problema de um computador que liga sozinho ao ser conectado na tomada(Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)

1. Desabilitando a função através do CMD

Como já explicado na introdução deste artigo, às vezes isso não se trata de um problema, mas de uma configuração do seu PC ou notebook. Pode ser que a BIOS ou o próprio Windows estejam configurados para que o sistema ligue sempre que uma fonte de energia for conectada.

Para desabilitar a função de uma forma fácil e sem precisar acessar a BIOS, basta abrir o menu iniciar, digitar “Prompt de Comando” (sem aspas) e então clicar com o botão direito do mouse sobre o primeiro resultado. Agora execute o programa como administrador para ter todas as permissões possíveis.

O próximo passo é digitar o seguinte na janela preta que surgir: “bcdedit/set disabledynamictick yes”. Aperte “Enter” em seguida, se você vir a mensagem “A operação foi concluída com êxito", isso significa que o problema foi resolvido.

Executando um comando no Prompt de Comando (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

2. Desabilitando a função através da BIOS

Se o comando explicado acima não resolver o problema, pode ser que você precise acessar diretamente a BIOS de sua placa-mãe. O método para acesso à BIOS varia de computador para computador.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Ao ligar a máquina, você deve apertar uma dessas três teclas: Delete, F8 ou F12. Essas são as três teclas mais usadas para acesso à BIOS. Uma vez na BIOS, você deve procurar pela seção chamada “Power Management” ou algo parecido. E, nela, procure pela opção “Power On”, que define quando o PC deverá ser ligado.

Para desabilitar a função, selecione a função “Disable” ou “Disabled”, conforme mostramos na imagem abaixo.

... On na BIOS (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)" height="349" src="//s2.glbimg.com/zfCoTxT14QdL_ujj2AtN2HVRDb0=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/04/18/power-on.jpg" width="695">Desabilitando a função Power On na BIOS (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

3. Problema na fonte

A outra hipótese é, justamente, o problema na fonte de alimentação. Algumas fontes, especialmente às de má qualidade, acabam provocando este problema no PC. Assim, se as duas dicas anteriores não derem certo, experimente ligar uma outra fonte em seu computador e veja se o problema foi resolvido.

Por que meu computador está reiniciando sozinho? Comente no Fórum TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo