O Street Fighter 5, jogo da Capcom para PS4 e PC com Windows (Steam), recebe Guile como DLC do mês de abril. O pacote será grátis enquanto a loja do game com dinheiro real, Zenny Shop, não está disponível. Um dos personagens mais conhecidos da série, Guile tem uma série de curiosidades que o mantiveram relevante por tantos anos. Abaixo, você conhece os fatos mais curiosos sobre o lutador de Street Fighter V.

Como jogar com o personagem Alex em Street Fighter 5 para PS4 e PC

Sonic Boom

Um dos mais famosos golpes de Guile e Charlie/Nash, o Sonic Boom é uma “magia” nos mesmos moldes do Hadouken, porém um pouco diferente. A origem do ataque vem do fato de que tanto Guile quanto Charlie eram da Força Aérea dos Estados Unidos, e constantemente quebravam a barreira do som com seus caças F-16, de acordo com o cenário de Guile em Street Fighter 2.

Imagem de Guile ao disparar o Sonic Boom em Street Fighter 5 (Foto: Reprodução/Polygon)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A expressão “Sonic Boom” é associada à onda de choque causada por objetos mais rápidos que a velocidade do som e ambos os personagens passaram a ser capazes de disparar o golpe graças a isso. Já o vilão Seth apenas copia o golpe sem ter passado pelas mesmas situações.

Guile & Charlie/Nash

Quando a série Street Fighter Alpha começou, muitos jogadores se perguntaram quem era aquele estranho personagem chamado Charlie que se parecia com Guile e utilizava os mesmos golpes. Charlie era um superior e amigo de Guile no exército, e foi também quem ensinou seu estilo de luta. Um erro de tradução na história de Guile, em Street Fighter 2, dizia que M. Bison tinha matado Charlie, porém foi outro amigo que morreu.

O retorno de Charlie/Nash em Street Fighter 5 deixou as coisas mais confusas para Guile (Foto: Reprodução/YouTube)

Cronologicamente, Street Fighter Alpha é o primeiro game da série, e é o desaparecimento de Charlie que motiva Guile a ir atrás de M. Bison em Street Fighter 2. Em Street Fighter 5, Charlie está de volta, porém claramente alterado. Há uma confusão sobre seu nome, pois Charlie foi uma adaptação para as versões internacionais do jogo. Na versão japonesa, ele se chama Nash e Street Fighter 5 é o primeiro título internacional a usar o nome original.

Street Fighter: O Filme

Apesar de Ryu ser o personagem principal da série, na adaptação para os cinemas, "Street Fighter: O Filme" de 1994, o papel de protagonista foi para Guile. Interpretado pelo ator Jean-Claude Van Damme, o personagem foi apenas uma das muitas reclamações dos fãs, que até hoje lembram o longa ao lado do filme de Super Mario Bros. como exemplos do que não fazer.

... 5JzMncLDYcnqValXs=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/04/18/street-fighter-5-guile-filme-jean-claude-van-damme.jpg" width="695">Jean-Claude Van Damme como Guile enfrenta Raul Julia como M. Bison em Street Fighter: O Filme (Foto: Reprodução/Digital Spy e Moviestore Collection REX)

Um irmão desconhecido

Para acompanhar o lançamento de Street Fighter: O Filme, houve um jogo para fliperamas e consoles bem diferente do Street Fighter tradicional, com versões digitalizadas dos atores, como em Mortal Kombat.

No jogo Street Fighter: The Movie, o lutador Blade revela ser Gunloc e também irmão de Guile (Foto: Reprodução/YouTube)

Na versão para fliperamas, havia um personagem original chamado Blade, o qual revela em seu final que é na verdade Gunloc, um lutador da série de games Saturday Night Slam Masters e irmão de Guile. Jogadores sempre diziam que Gunloc parecia muito com Guile e a Capcom aproveitou a cronologia não-oficial para fazer essa brincadeira.

Guile’s Bizzare Adventure

Uma das características de Guile é o seu cabelo que desafia a gravidade, o qual ele muitas vezes penteia para o alto em suas animações de vitória. Esse detalhe, segundo o produtor Noritaka Funamizu, foi inspirado pelo personagem Jean Pierre Polnareff do mangá e anime Jojo’s Bizarre Adventure. Apesar de bastante populares atualmente, as aventuras de Jojo existem no Japão desde 1987.

Jean Pierre Polnareff de Jojo's Bizarre Adventure foi inspiração no design de Guile de Street Fighter (Foto: Reprodução/YouTube)

Guile em Mortal Kombat

O cabelo de Guile se tornou tão famoso que, em Mortal Kombat: Armageddon, é possível criar seu próprio personagem com o mesmo penteado. Porém, o game foi um pouco mais longe e providenciou todos os itens necessários para criar um clone perfeito de Guile.

The Guile of Fighters ’94

No game de luta The King of Fighters ’94, um dos rivais de Street Fighter, era possível ver estátuas de personagens como Guile, Ryu e Zangief na sala do chefe final, Rugal Bernstein. Muitos anos depois, quando as empresas se enfrentaram nos games Capcom vs. SNK, sempre que Guile enfrenta Rugal surge uma apresentação no começo da luta na qual Guile destrói parte dessa mesma estátua com seu Sonic Boom.

Rugal exibia estátuas de lutadores em The King of Fighters '94 e repete em Capcom vs. SNK com Guile (Foto: Reprodução/Neo-Geo e Neo-Geo Spirits)

Menos é mais

Entre os golpes especiais de Guile há o Sonic Boom, o Flash Kick e… só isso. Guile é o único personagem em todo o universo de Street Fighter que possui apenas 2 golpes especiais, enquanto que o mínimo entre os outros lutadores é 3, mas isso nunca o tornou menos competitivo.

Guile trará de volta seu Flash Kick em Street Fighter 5 (Foto: Reprodução/Polygon)

Uma família inusitada

Poucos jogadores sabem que Guile tem um laço familiar com Ken. Eles são concunhados, pois a esposa de Guile, Julia, e a esposa de Ken, Eliza, são irmãs. Este fato costuma passar despercebido pois tanto Julia quanto Eliza não são lutadores no jogo e nem mesmo Guile ou Ken costumam mencionar isso, exceto por uma ocasião no pouco popular game Street Fighter EX.

Ken ouve a frase de vitória "Vá para casa e seja um homem de família" de Guile em Street Fighter 2 (Foto: Reprodução/Pixel Bedlam)

Tema do Guile serve para tudo

A trilha sonora de Street Fighter 2 é uma das mais marcantes do mundo dos games, porém, muitos anos após seu lançamento, a música de Guile retornou por um motivo engraçado. Algumas pessoas na internet começaram um movimento que afirmava “A música tema do Guile serve para tudo” ("Guile’s Theme goes with everything") e começaram a usar a música em vários tipos de vídeo. O curioso é que ela realmente parece se encaixar em qualquer situação.

Qual o seu jogo de luta preferido? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo