O WordPress anunciou na sexta-feira (8) que, a partir de agora, todos os blogs hospedados em seus servidores vão ganhar, gratuitamente, criptografia por SSL, que é representada pelo cadeado verde e pelo protocolo HTTPS na barra de endereços do navegador de Internet.

Plugin do Facebook vai transformar post WordPress em Instant Articles

O site de hospedagem de blogs já oferecia este recurso para todos os usuários com sites hospedados como um subdomínio desde 2014, mas só agora passou a estendê-lo também para quem usa domínios customizados.

Recurso do WordPress garante que todos os blogs da plataforma tenham acesso a criptografia (Foto: Reprodução/WordPress)

A criptografia é um recurso de segurança que garante que os dados trocados entre o usuário e o servidor não possam ser lidos por outras pessoas, impedindo, por exemplo, o roubo de senhas e outras credenciais de acesso. O WordPress já oferecia o serviço para os blogs hospedados em seus subdomínios (os blogs hospedados diretamente no wordpress.com), mas só agora o recurso foi estendido para quem usa domínios personalizados.

Como colocar fonte capitular em blog do WordPress? Descubra no Fórum do TechTudo.

O problema da função é que, para ser habilitada em sites comuns, é necessário criar um certificado SSL, que é emitido por um serviço externo e, normalmente, precisa ser pago. Neste caso, o WordPress usou o projeto Let’s Encrypt, que fornece certificados gratuitos e automaticamente, o que permite a habilitação de criptografia rapidamente para os domínios.

... p>A princípio, os usuários não vão ter nenhuma dificuldade para usar o serviço. Todas as conexões feitas em blogs do WordPress em HTTP serão convertidas automaticamente em HTTPS, assim que o certificado estiver disponível no blog. Para saber se seu site já possui o recurso, basta olhar na barra de endereços do navegador: os domínos com criptografia mostram o ícone de um cadeado verde ao lado do protocolo.

Via WordPress



>>> Veja o artigo completo no TechTudo