Donos do Moto X Play e outros smartphones da Motorolanão têm motivos para correr para o computador na hora de imprimir documentos. Rodando Android quase puro, os telefones contam com recurso nativo de impressão sem fio.

O que é e como funciona o Google Cloud Print?

Com a ferramenta, é possível conectar o celular a impressoras à distância e imprimir textos, planilhas e fotos. Veja como a usar a função para imprimir documentos sem cabos. Vale ressaltar que o procedimento é realizado com ajuda do serviço de impressões na nuvem do Google, o Cloud Print

Moto X Play: como imprimir documentos sem usar cabos (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Configure uma impressora em um computador qualquer usando o Google Cloud Print. Para saber como fazer isso, basta conferir o tutorial do TechTudo.

Configure o Google Cloud Print em um computador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Com uma conexão à internet ativa, use o Moto X Play para abrir um documento no leitor padrão do aparelho, ou uma foto na galeria. Acesse o menu, no botão superior direito, e selecione “Imprimir”.

Imprima um documento ou uma imagem (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Toque em “Salvar como PDF”, para abrir o menu de impressoras disponíveis. Escolha um dos dispositivos da lista ou acesse o menu geral em “Todas as impressoras”.

Escolha uma impressora remota (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Toque no sinal de “mais” para adicionar uma nova impressora. Selecione “Google Cloud Print” na tela seguinte.

Adicione novas impressoras remotas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Certifique-se que o PC com o

... ="link-do-autolink-semantico">Google Cloud Print configurado esteja ligado, seja lá onde estiver, para que ele esteja disponível no celular. Toque no botão de atualização para fazer uma nova varredura e começar a imprimir.
Atualize para ver novas impressoras (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Lembre-se que a velocidade de impressão depende da rapidez da conexão à internet do seu celular e do computador remoto configurado no Cloud Print. Por isso, prefira Wi-Fi de alta velocidade quando precisar imprimir arquivos grandes, para poupar tempo e economizar o pacote de dados.

Qual é o melhor serviço de armazenamento na nuvem? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo