Em Pokémon, saber como funcionam as evoluções é uma ótima maneira de fortalecer o seu time de monstrinhos. Nas versões Gold, Silver e Crystal, disponíveis para Game Boy Color e GBA, existem quatro maneiras diferentes para o processo. No tutorial abaixo, veja como evoluir seus Pokémon e deixá-los mais fortes.

Confira a análise de Pokémon X & Y

Alguns deles evoluem quando atingem um determinado level durante o jogo, por meio das batalhas. Outros só se transformam quando são expostos a uma pedra, como as Thunderstone e Firestone, por exemplo.

Pokémon Gold tem as mesmas opções de evolução de Silver e Crystal (Foto: Divulgação/Nintendo)

Evolução por level

É a mais comum no game. Ao derrotar adversários, o seu Pokémon ganha pontos de experiência. Quando a barra abaixo do HP fica completa, ele aumenta um level. Portanto, procure saber qual é o nível que necessário para cada Pokémon. Por exemplo, o Totodile, um dos Pokémon iniciais, evolui nos levels 18 e 30 para Croconaw e Feraligatr.

Batalhas são a maneira mais comum de evoluir em Pokémon Gold, Crystal e Silver (Foto: Reprodução/Pokémon)

Evolução pelas pedras

Outros Pokémon, por outro lado, precisam de uma "ajuda extra”. Um exemplo clássico é o Eevee, que não evolui ao atingir um level específico. Para que ele se transforme, é preciso usar as famosas pedras evolutivas (também há outra maneira de evoluir o Eevee, mostraremos mais a frente).

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A Thunder Stone é uma das seis pedras evolutivas presentes em Pokémon Gold, Silver e Crystal (Foto: Divulgação/Nintendo)

Ao todo, são seis pedras: Thunder Stone (raio), Fire Stone (fogo), Water Stone (água), Leaf Stone (folha), Moon Stone (Lua) e Sun Stone (Sol). Cada uma delas evolui certos pokémons, de acordo com o tipo.

Evolução por troca via cabo link

Outra maneira de evoluir é pelas trocas. É um pouco mais incomum, mas a quantidade de Pokémon com esta característica é considerável. Kadabra, Machoke, Graveler e Haunter são alguns exemplos.

Há outro detalhe: na hora em que a troca estiver sendo efetuada, alguns Pokémon precisam estar segurando itens específicos. Exemplo: para evoluir um Scyther para Scizor, equipe-o com um Metal Coat e faça a troca com um amigo. Quando ele receber, o Pokémon irá evoluir – e, claro, certifique-se que seu amigo devolverá o monstrinho.

Scyther só evolui para Scizor se estiver segurando um Metal Coat durante a troca (Foto: Divulgação/Nintendo)

Evolução por felicidade

Evoluir um por felicidade é a maneira mais difícil, porque não há como saber ao certo quando de fato acontecerá. Em alguns casos, o Pokém

... on precisa atingir um estado de felicidade muito elevado para se transformar. Para deixar o monstrinho de bolso mais alegre, é preciso andar sempre com ele no seu time principal, usar muitos itens e fazer de tudo para que ele não morra. Além disso, levá-lo para cortar o cabelo (é possível fazer isso no subsolo da cidade de Goldenrod) também o deixa bastante feliz.
Eevee evolui para Umbreon ou Espeon se estiver muito feliz (Foto: Divulgação/Nintendo)

Com Eevee, por exemplo, também acontece dessa forma. Além de Jolteon, Flareon e Vaporeon, ele também pode se transformar em um Umbreon e em um Espeon. Se ele atingir o nível de felicidade necessário de noite, ele evolui para o Umbreon. De dia, para Espeon.

Pokemon Go: o que esperar do jogo? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo