Pac-Man, Space Invaders, Pong e outros clássicos dos arcades são famosos mundialmente. Mas e Polybius, você conhece? O game é uma lenda urbana e obscura que ninguém sabe ao certo se existe ou não. Por isso, o TechTudo reuniu curiosidades, informações e lendas sobre o jogo de fliperama mais misterioso do mundo dos videogames. 

Relembre os games clássicos que ganharam versões para Facebook

Para entender melhor a história e lendas sobre Polybius, é válido comentar que boa parte dos relatos sobre o game surgiram quase 20 anos depois do seu lançamento. Portanto, muito do que se sabe sobre ele pode ser somente invenção da internet, mas não deixa de ser interessante.

Polybius, o game maldito (Foto: Reprodução/Sinneslöchen)

O mundo fica sabendo sobre Polybius 

Em 1998, o game foi incluído anonimamente no site coinop.org, conhecido por reunir informações sobre jogos de fliperama. A postagem trazia o título e data de lançamento do game em 1981, com informações sobre uma pessoa que teria em mãos uma ROM do jogo e havia conseguido extrair informações dela, como o ano e a empresa que teria o produzido, Sinneslöchen (“privação sensorial”). 

Única possível imagem de Polybius (Foto: Reprodução/Sinneslöchen)

Outras informações sobre o game eram praticamente inexistentes, apenas passando alguns boatos bizarros que transformaram-se em base para as lendas que seguem o título até hoje. 

A lenda de Polybius e o governo americano 

Segundo a lenda, uma nova máquina surgiu em fliperamas da cidade de Portland, no Oregon. O título logo se tornou uma febre entre os jovens que frequentavam os arcades, causando filas enormes para poder jogar o game. 

De acordo com os pouco confiáveis relatos da Internet, de tempos em tempos, homens de terno preto iam até os fliperamas para recuperar informações das máquinas de Polybius, supostamente para estudar dados dos gamers locais. Com o tempo, os jogadores começaram a apresentar efeitos colaterais, como insônia, náuseas, perda de memória, estresse e até aversão a jogos. 

A “verdade” por trás da lenda 

De acordo com o autor Brian Dunning, Polybius nada mais é do que uma lenda urbana, exagerada ao extremo pela cultura de “creepypasta” (histórias de terror que são espalhadas infinitamente por meio de toda a Internet). Segundo Brian, Polybius é, na verdade, uma versão pré-lançamento do jogo Tempest, que precisou ser reavaliado por causar problemas como epilepsia fotosensitiva, enjoos e vertigem.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Dunning comentou em seu site, em 2014, sobre o fato de que dois jogadores tiveram fortes dores de cabeça na cidade de Portland, em 1981, após jogarem Tempest, assim como outra pessoa que foi hospitalizada com fortes dores estomacais após 28 horas jogando Asteroids. 

Para alimentar ainda mais a lenda, dias depois, agentes do FBI fizeram uma batida em fliperamas de Portland. Havia investigações sobre esses lugares, pois suspeitavam que eles alteravam as máquinas e ganhavam dinh

... eiro com apostas ilegais. 

Dois anos depois, em 1984, foi lançado nos cinemas o filme O Último Guerreiro das Estrelas. Nele, um jovem é recrutado por forças alienígenas para lutar na guerra, após conseguir uma pontuação espetacular em uma máquina de fliperama.  Junte esses fatos totalmente plausíveis, jogue um pouco de cultura da Internet e pronto: há uma lenda sobre um jogo que possivelmente nunca existiu.

O legado do “jogo maldito” 

Até hoje, ninguém sabe dizer se existiu mesmo uma máquina sequer de Polybius. Em 2011, rumores correram pela Internet de que um arcade havia sido encontrado no estado do Oregon, com a possibilidade da mesma ser leiloada no eBay. Porém, nada mais foi falado sobre o assunto. 

O game já foi até piada em episódio de Os Simpsons (Foto: Reprodução/YouTube)

Enquanto uma prova real da existência de Polybius não surge no mundo, ele continua no imaginário popular. Há aparições do título em obras de cultura pop, como em episódio de Os Simpsons, quadrinhos como Hack/Slash e Batman Inc, além de ser um dos pontos principais do livro Armada, de Ernest Cline, também autor do livro Jogador Número 1. 

Como o jogo não tem nenhuma imagem oficial, jogadores tentaram recriá-lo usando como base os vários relatos sobre sua existência. No site Sinneslöchen, mesmo nome da possível produtora do game, é possível baixar uma ROM para arcades criada por entusiastas que gostariam de ver Polybius como uma realidade.

Qual é o console mais vendido de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo