Halo é umas das franquias mais famosas dos últimos tempos. O jogo, que não foi pensado para ser uma trilogia, já lançou 4 edições, além do Master Chief Collection, que reúne todos os games em um só. Para o final deste ano, mais um capítulo dessa história está por vir: o Halo 5 – Guardians. Mas, como ainda faltam alguns meses para o fim de 2015, que tal saber alguns fatos interessantes sobre?

Confira o review completo de Halo: The Master Chief Collection

Halo Master Chief Collection reúne todos os games em um só. (Foto: Divulgação)

O número da sorte

343 Guilty Spark (Foto: Divulgação)

A Bungie, que distribuía o jogo anteriormente, adotou o sete como número da sorte. Por isso, eles colocaram várias e diferentes referências ao termo nas edições do Halo. A identificação do Master Chief é “Spartan 117”. Existem sete Halos no universo. Além disso, há sete terminais no Halo 3. Os monitores de cada edição foram nomeados por expoentes de 7, como o “343 Guilty Spark” (7^3, no Halo 3) e “2401 Penitente Tangent” (7^4, no Halo 4).

Estratégia em tempo real

Tiro em primeira pessoa e Halo são praticamente sinônimos. (Foto: Divulgação)

Tiro em primeira pessoa e Halo são praticamente sinônimos. Porém, o game foi originalmente desenvolvido como estratégia em tempo real. Assim, a visão seria no formato de cima para baixo, e o jogador não se concentraria no combate, mas sim nos movimentos das tropas e na gestão de recursos. A decisão de mudar para tiro em primeira pessoa influenciou diretamente no sucesso da série e da própria Microsoft. A empresou comprou Bungie, desevolvedor do jogo, e passou a fabricar Halo exclusivamente para Mac.

Steve Jobs ajudou a Microsoft

Steve Jobs estava muito orgulhoso com a criação do game. (Foto: Divulgação)

Como dito anteriormente, a Bungie lançaria o jogo para Mac. Steve Jobs estava muito orgulhoso com a criação do game e, em 1999, durante o Macworld, usou Halo para impressionar e mostrar a potência dos seus computadores. No entanto, a empresa foi comprada pela Microsoft e os planos mudaram: o game seria desenvolvido exclusivamente para Xbox. Há, inclusive, rumores de que o criador da Apple ficou tão furioso que ligou para Steve Ballmer, reclamando sobre a compra.

Master Chief é muito sortudo

Master Chief sobreviveu a quedas gigantesca. (Foto: Divulgação)

Master Chief é um cara duro de matar: ele sobreviveu a quedas gigantescas, a combates,

... a massacres e diversos outros eventos. Mas, mesmo sendo um supersoldado e tendo uma armadura megapoderosa, ele é humano. Então, como ele conseguiu sobreviver até agora? A explicação é bem simples: sorte. Isso mesmo, ele, além de ser respeitado e temido, é sortudo.

Estátua de cera

Master Chief ganhou uma cópia em tamanho real. (Foto: Divulgação)

Por falar na sorte do John-117, vale lembrar também que ele, mesmo sendo misterioso, conseguiu conquistar a simpatia de muita gente. Muita gente mesmo! O resultado disso é uma estátua em tamanho real do personagem no museu de cera Madame Tussauds. Depois de 250 anos de história, em 2007, o museu eternizou o primeiro personagem de videogame. Master Chief ganhou uma cópia em tamanho real. Ele pode ser visto na sede de Las Vegas, Hollywood, nos Estados Unidos.

Inspirações

Clint Eastwood foi uma grande referência para o game. (Foto: Divulgação)

Master Chief foi inspirado em alguns outros personagens. A aparência da armadura, por exemplo, foi desenvolvida com base nos Power Rangers. Por conta disso, sua cor é azul. Outra grande referência foi o ator Clint Eastwood, além de Jon 6725416, protagonista do livro Starhammer.

Pizza!

Durante a criação de Halo 3, a equipe chegou a consumir mais de 9.000 kg de pizza. (Foto: Divulgação)

Desenvolver um game no mesmo nível de Halo, não deve ser nada fácil. E deve dar muita fome também. A equipe da Bungie, durante a criação do glorificado Halo 3, chegou a consumir mais de 9.000 kg de pizza, 24.000 galões de refrigerante e mais de meia tonelada de bananas. 

Nomes de espíritos

Banshee é uma alma feminina que chora e se lamenta constantemente. (Foto: Divulgação)

Os nomes dos veículos que os aliens de Covenant pilotam foram nomeados com o nome de diferentes espíritos. O Banshee, por exemplo, é um dos mais conhecidos e carrega o mesmo nome do espírito da mitologia irlandesa. Banshee é uma alma feminina que chora e se lamenta constantemente. Mas não é só isso: qualquer pessoa que ouvir suas lamúrias morre. Ghosts são aparições de pessoas mortas, e Wraiths são imagens fantasmagóricas de alguém visto logo antes ou depois de sua morte.

Princesa Peach

Cortana (Foto: Cortana)

O que a Princesa Peach tem a ver com Halo? Jen Taylor, que faz a voz da líder feminina Cortana, também dublou a princesa, além do Toad em vários jogos do Mário Bros e da Dixie Kong, do Donkey Kong.

Nave de Lego

Um fã de Halo e Lego juntou suas duas paixões para fazer uma criação épica: a nave Pillar of Autumn com peças do Lego. Lee Jones, autor desta obra de arte, gastou 3 anos e seis meses, além de mais de 7 mil dólares. A nave tem quase 2 metros de comprimento e pesa mais de 90 kg. O destaque fica por conta dos motores, que foram muito bem feitos.

Qual o melhor FPS para você? Opine no Fórum do TechTudo!




>>> Veja o artigo completo no TechTudo