Subwoofer é um tipo de alto-falante específico para a reprodução de frequências baixas, que são as responsáveis pelos sons mais graves, cobrindo frequências que vão de 20 a 200 Hz. Tecnicamente, não há diferença no funcionamento de um subwoofer para outros tipos de caixas de som, como os squakers e twitters, que são desenvolvidos para tocar sons em frequências mais altas.

Conheça caixas de som com subwoofer para PC com melhor custo benefício

Subwoofers são indispensáveis em qualquer sistema de som de qualidade (Foto: Divulgação)

Na montagem de um home theater, por exemplo, a presença do subwoofer é indispensável. Com a finalidade de reproduzir os sons mais graves, é fácil de distinguir um sub das demais caixas de som. Eles são sempre maiores, e a razão é simples: como a frequência que eles reproduzem é mais baixa, é necessário que o alto falante tenha uma área maior para que seja capaz de deslocar o ar na hora de reproduzir o som.

Um bom exemplo, para dar uma ideia, da diferença de qualidade de som que existe num sistema sem uso de subwoofer é aquele reproduzido por notebooks e celulares. Ao tocar uma música, por exemplo, você consegue ouvi-la com clareza, mas o som reproduzido passa uma impressão de “seco”. Essa sensação é causada pela falta dos tons mais graves na reprodução da música.

Existem subwoofers de dois tipos: os passivos e os ativos. Passivos nã

... o dependem de alimentação própria de energia, além de não possuírem amplificadores próprios. Esses dispositivos recebem o sinal de som já amplificado do aparelho que reproduz áudio. Os subwoofers ativos, ao contrário, contam com um amplificador dedicado, permitem ajuste mais fino do som e, normalmente, precisam de alimentação própria de energia.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo