Frostbite, um dos games mais conhecidos da Activision para o Atari 2600, colocava jogadores no papel do esquimó que precisava construir um iglu antes de morrer de frio. Apesar de soar mórbido, o game encantava com os velhos gráficos quadrados do console e a jogabilidade viciante, mais rápida e desafiadora a cada nova fase, como era de costume na época.
Lista reúne curiosidades e polêmicas do clássico Atari 2600
A origem do nome
O game ganhou vários apelidos no Brasil, como “Pula gelo” e “Jogo do Esquimó”, pois o nome "Frostbite" não deixava claro sobre o que se tratava. Em inglês, “Frostbite” é o congelamento do corpo em temperaturas muito baixas, o que acontecia com o protagonista caso não conseguisse construir o iglu a tempo.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Um protagonista desconhecido
O personagem principal de Frostbite era um esquimó, mas pouco se sabia sobre ele. Seu nome era Frostbite Bailey, com parte do título no nome – semelhante a Pitfall Harry –, e a forma física que tinha era bem diferente dos gráficos do jogo. Na versão digital, parecia um esquimó gordinho e até barrigudo, mas Bailey é atlético, com movimentos de dançarino de balé e rosto de galã.
Arquiteto do Ártico
Assim como em outros títulos da Atari na época, era possível ser reconhecido pelo bom desempenho no jogo. Se jogadores enviassem fotos das TVs com o placar de pelo menos 40 mil em Frostbite, elas ganhavam o emblema “Arctic Architect”, Arquiteto do Ártico em português.
Entre Frogger e Q*bert
Um ponto curioso é que a mecânica de Frostbite poderia ser descrita como o casamento perfeito entre os clássicos Q*bert e Frogger. Enquanto herdou de Q*bert toda a jogabilidade de pular para marcar blocos sem cair em cima de inimigos, por parte de Frogger veio o timing dos pulos, já que as fileiras de gelo e de inimigos moviam-se na horizontal o tempo todo.
Relançamento no Game Room
Frostbite
Exército de um homem só
Steve Cartwright produziu o jogo inteiro sozinho – uma única pessoa fazer todos os elementos de um game era comum na época do Atari 2600. Cartwright ainda produziu muitos outros títulos de sucesso, como Barnstorming, Seaquest e Megamania. Após o fim da Atari, ele seguiu carreira na Electronic Arts– lá, produziu o primeiro game online da empresa –, e depois foi para o estúdio Glu Mobile.
Comercial bizarro
Muitos elementos dos anos 80 podem parecer bizarros para a geração atual apenas pelo choque de cultura, mas os comerciais de videogame realmente eram estranhos. Neste curto comercial de 30 segundos, o protagonista Frostbite Bailey está congelado na maior parte do tempo. O ator que o interpreta também é completamente diferente da arte no cartucho, mais próximo da versão dos gráficos do jogo.
Qual videogame marcou sua vida? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- LinkedIn sofre golpe de phishing; hackers usam e-mail falso do suporte
- O que é Conta Globo? Conheça as vantagens do serviço de login único
- Spotify fica sem Karaokê: letras de músicas estão fora do ar
- Como limpar um pente de memória e resolver problemas de mau contato
- Como funciona o Melhor Envio? Saiba calcular frete mais barato
- Fortnite: como assistir à final da FNCS 2020 ao vivo
- Como ter filhos em MiniMundos ao adotar um bebê ou ficar grávida
- Auxílio Emergencial: como pagar na maquininha com o Caixa Tem
- Microsoft vai liberar Windows 10 para mais smarts Lumia, incluindo tops
- BlizzCon: testamos a nova expansão de Hearthstone, Gangues de Geringontzan