O roteador é a figura principal de uma rede wireless, também chamada de Wi-Fi. Afinal de contas, o aparelho é o responsável por pegar o sinal de internet que vem da sua operadora e distribuí-lo para todos os aparelhos da sua casa, como computador, notebook, smartphones e tablets.

Roteador: como bloquear pessoas conectadas na sua rede Wi-Fi

Portanto, é essencial que o seu roteador funcione o mais rápido possível, de maneira estável e tenha segurança, para que nenhum hacker consiga invadir sua rede. Para isso, listamos agora quatro dicas que podem lhe ajudar a ter uma conexão Wi-Fi mais segura, rápida e estável, fazendo apenas algumas modificações. Vamos às dicas!

Veja como deixar seus roteadores mais rápidos e seguros (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

1. Mude o canal do seu roteador

Os roteadores podem atuar em algumas faixas de frequência, chamados comumente de canais. Porém, se ele estiver trabalhando em um canal que esteja muito congestionado, ele pode sofrer interferências de outros roteadores que estejam nas proximidades e até mesmo de outros aparelhos, como telefones sem fio. Assim, mudar o canal de seu roteador pode deixar a sua conexão à internet mais estável e também mais rápida.

Mudando o canal da rede Wi-Fi em três roteadores diferentes (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Ao trocar o canal do seu roteador por um menos congestionado, você ganhará uma conexaso mais rápida e estável, sem sofrer com quedas constantes.

Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

2. Priorize dispositivos e aplicativos

Alguns modelos de roteadores, especialmente os mais recentes, contam com funções chamadas de Quality of Service (QoS) ou Wi-Fi Multimedia (WMM). Tais recursos permitem que o usuário configure quais dispositivos ou programas terão prioridade na sua conexão.

Ativando o QoS no DD-WRT (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Por exemplo, você pode configurar para que seu computador tenha mais banda e que um determinado jogo online, como Battlefield 4, tenha prioridade no uso da rede. Desta maneira, você não sofrerá com um ping muito alto, mesmo quando outras pessoas estiverem usando a sua conexão.

Novamente, os pormenores de acesso a estas funções variam entre os modelos. Por isso, reforçamos o conselho de que você tenha em mãos o manual de instruções antes de proceder com essas mudanças.

3. Use sempre as velocidades mais altas

Muitas fabricantes já são compatíveis com os padrões mais rápidos (Foto: Reprodução)

O Wi-Fi é dividido em vários padrões. O padrão 802.11b é o mais lento de todos. Já o padrão 802.11ac é o mais recente e, consequentemente, o mais rápido. Portanto, se o seu roteador trabalha num padrão mais lento, como o “g” ou “n”, experimente trocar para o padrão mais rápido.

Antes disso, porém, certifique-se de que todos os seus aparelhos suportam tal padrão,

... caso contrário, ele não será mais capaz de se conectar à internet. Se você tem apenas aparelhos modernos, compatíveis com o padrão 802.11ac, não faz sentido que o roteador trabalhe num padrão mais antigo se todos os seus dispositivos já são compatíveis com o padrão mais recente e rápido.

4. Atualize o firmware

Site da TP-Link tem área de Downloads que oferece firmwares dos seus produtos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)


Qual é o melhor canal de roteador wireless? Comente no Fórum TechTudo

Essa é uma dica recorrente quando falamos em roteadores. Não seria o caso se ela não fosse tão importante ou pertinente. Quando a fabricante lança um novo firmware, geralmente ele traz correções de segurança que deixam o equipamento mais seguro. Não é raro também que o roteador fique compatível com novos padrões, além de mais estável e mais rápido.

Assim, a atualização do firmware é uma dica indispensável para aqueles que querem ter um roteador mais rápido, seguro e estável. O procedimento não é tão simples, mas vale realmente à pena quando vemos os benefícios.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo