Pitfall! está entre os clássicos e queridos do Atari 2600. O game foi lançado em 1982 e fez história no antigo console, com gráficos muito avançados para a época e aventuras que viciavam. Confira algumas curiosidades da produção e lançamento e conheça mais da história de Pitfall:

Melhores jogos de Atari 2600: Breakout, Pac-Man, Enduro e mais

Mais vendido

Pitfall está entre os títulos mais vendidos do Atari de todos os tempos, com mais de quatro milhões de cópias vendidas no mundo todo. Ele só perde para Pac-Man, que tem sete milhões de cartuchos comercializados. O segundo lugar foi garantido com folga, já que o terceiro lugar vendeu “apenas” 2,5 milhões.

Pitfall foi um dos jogos mais vendidos do Atari (Foto: Reprodução/Game Archives)

Criado em 10 minutos

Pitfall foi criado em meros 10 minutos. Ao menos, todo o conceito e ideias originais foram. O designer David Crane resolveu parar e criar um novo jogo com apenas uma folha de papel em branco. Ele desenhou o traço do personagem e depois pensou no cenário, uma selva.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Pitfall foi desenhado em 10 minutos (Foto: Reprodução/Atari Archive)

Em seguida, Crane pensou nos inimigos – escorpiões, jacarés e mais –, além de tesouros que o personagem coleta pelo caminho. Todo o processo levou 10 minutos. Já a programação e design levaram 16 horas, o que também é pouco tempo para os padrões atuais da indústria.

Desenho animado obscuro

Em 1983, Pitfall teve um desenho animado pouco conhecido no mundo, mesmo nos EUA, onde foi exibido. O nome era Pitfall Harry, e a história envolvia Harry, a sobrinha Rhonda e o leão da montanha covarde, Quickclaw, que exploravam vários locais por tesouros escondidos.

Pitfall teve desenho animado (Foto: Reprodução/Pinterest)

Pitfall Harry não teve sucesso e durou apenas uma temporada. Por isso, a série nunca foi lançada em VHS ou DVD.

Pitfall em Call of Duty

Sabia que Pitfall já participou de um game da série Call of Duty? Em Call of Duty: Black Ops 2, dentro do mapa multiplayer Nuketown 2025, os jogadores podiam invadir uma das casas abertas e jogar games clássicos da Activision.

Pitfall em Call of Duty (Foto: Reprodução/Gaming News)

Entre jogos de Atari 2600, Pitfall era um dos títulos presentes. Enquanto o jogador não levava um tiro dos inimigos na partida multiplayer de Black Ops 2, toda a aventura original poderia ser aproveitada.

... >Sequências até hoje

Ao contrário de outros jogos do Atari que ficaram apenas no antigo console, Pitfall tem versões lançadas até hoje. São seis títulos principais da saga, que passa por quase todas as gerações.

Pitfall do Xbox e PS2 (Foto: Reprodução/DumeeGames)

O mais recente é Pitfall: The Lost Expedition, de 2004, lançado no PlayStation 2, GameCube e Xbox. Ele ganhou releitura em 2008, para o Nintendo Wii, com o título de Pitfall: The Big Adventure. Ainda que o nome seja diferente, o jogo é o mesmo.

Indiana Jones ou Pitfall?

Apesar de não ter sido declarado oficialmente pelo criador David Crane, Pitfall tem grande inspiração no filme Caçadores da Arca Perdida, com o personagem Indiana Jones. A temática de exploração de locais exóticos e a busca pelo tesouro já denunciava.

Indiana Jones foi uma das influências de Pitfall (Foto: Divulgação/LucasArts)

Além disso, o game foi lançado em um momento bem propício. O primeiro filme de Indiana Jones foi lançado em 1981 e o jogo em 82, já impulsionado pela fama do estilo aventureiro do personagem de Harrison Ford. A inspiração ajudou na popularidade e nas vendas.

Tecnologia do futuro

Pitfall usava a tecnologia inovadora criada por David Crane, capaz de mostrar movimentos suaves na tela, como a movimentação dos cipós que permitiam ao personagem pular por obstáculos.

Pitfall era muito inovador para sua época (Foto: Reprodução/Atari Achive)

O cipó, por exemplo, foi criado a partir de apenas um pixel do Atari, que era reproduzido em movimento repetidas vezes, para realmente parecer uma corda distorcida. O efeito pode parecer simples hoje em dia, mas para a época em que o jogo tinha um limite de código de apenas 4 Kb, era significativo.

Qual é o videogame que marcou a sua vida? Venha nos contar no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo