O particionamento do HD é uma técnica muito útil, especialmente em discos de grandes capacidades, como os de 500 GB e 1 TB. Porém, essa prática é útil para qualquer tipo de disco e para qualquer perfil de usuário.

Descubra como particionar seu HD externo e organize seus arquivos

Criar partições nada mais é do que dividir o seu HD em duas ou mais partes lógicas. Assim, o sistema operacional entende que existe mais de um disco rígido instalado, quando na verdade existe apenas um. Confira agora quais são as vantagens de fazer esse processo em seu disco rígido.

Conheça cinco vantagens de fazer partições no HD (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

1. Possibilidade de fazer dual boot

Ao se particionar um HD você pode instalar mais de um sistema operacional em seu computador. Por exemplo, em uma partição você pode instalar o Windows e na outra alguma distribuição Linux, como a Ubuntu.

É possível criar partições para dividir tarefas no PC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Desta forma, você usufrui de todos os programas e compatibilidades que o Windows traz e ainda pode usar outros tipos de sistema operacional. O Linux, por exemplo, é um sistema de código-fonte aberto, que não é tão visado por hackers e, portanto, é mais seguro. Ele também possui diversas funcionalidades que não existem no Windows.

Assim, caso você queira testar outros sistemas, além do Windows, deve particionar o seu HD para que seja possível instalar dois ou mais na mesma máquina.

2. Testar vários sistemas de arquivos diferentes

Sistemas de arquivos, grosso modo, são configurações que os discos rígidos recebem, via software, e que dizem como o hardware deve lidar com os arquivos que são armazenados nele. Existem vários tipos de sistemas de arquivos, sendo os mais comuns o FAT16, FAT32, NTFS e ext4.

Cada sistema de arquivo tem as suas peculiaridades, vantagens e desvantagens. Alguns são mais rápidos, porém menos confiáveis. Outros são mais lentos mas mais confiáveis. Outros são mais flexíveis e assim por diante.

Particionar o seu disco rígido permite que cada partição use um sistema de arquivo diferente. Dependendo de suas necessidades, essa possibilidade pode ser muito útil, especialmente para desenvolvedores.

3. Melhor gerenciamento do espaço

A partição permite que espaços do HD sejam separados para formarem novas unidades de disco rígido (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Ao se particionar um HD, podemos gerenciar melhor o nosso espaço disponível, definindo exatamente o máximo que cada tipo de dados poderá ocupar. Além do mais, ao se criar várias partições, podemos definir permissões de usuários, compartilhar partições, fazer backup, dentre outras atividades muito úteis.

4. Prevenção contra falhas e erros

HDs podem criar setores defeituosos com o tempo (Foto: Reprodução/MacRumors)

Com o tempo, os discos rígidos vão acumulando bad sectors, ou seja, setores defeituosos que não conseguem mais armazenar dados. À medida que você usa o seu HD, estes bad sectors vão aumentando. Se o seu HD estiver particionado, naturalmente, uma partição será mais usada que a outra. Portanto, ela terá mais bad sectors.

Assim, quando ela começar a mostrar muitos erros, você pode migrar os dados nela contidos para a outra partição rapidamente.

5. Segurança dos dados

Faça
... um backup do seu disco rígido (Foto: Pond5)

Um dos usos mais comuns das partições nos HDs, é o de separar o sistema operacional dos demais dados do usuário. Assim, uma partição, geralmente menor, abriga o sistema operacional e uma segunda partição, bem maior, tem a única função de apenas guardar todos os demais dados, como documentos, músicas, fotos, vídeos, etc.

Desta forma, se o Windows for infectado por algum vírus, for corrompido ou por algum motivo precisar ser formatado, os seus arquivos estarão à salvo na segunda partição. Assim, você poderá formatar tranquilamente, sem medo de perder os seus arquivos.

Como organizar um HD na hora de formatar? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo