Os botões de reação (reaction buttons) do Facebook, novas opões de reação além do curtir (like), enfim, chegaram definitivamente na rede social. Os botões que expandem a atuação da ação de curtir um post já haviam sido anunciados há algum tempo pelo Facebook como teste e alguns países já tinham acesso. Somente nesta quarta-feira (24) os reaction buttons foram liberados para o mundo todo.

Mais de 50 dicas de Facebook

Quais são as novas reações no Facebook?

A mudança vai chegar aos poucos para todos os usuários. Nos próximos dias, é provável que o mundo todo já tenha a possibilidade de amar (Amei), rir (Haha), se impressionar (Uau), ficar triste (Triste) ou se irritar (Grr) com o post de um amigo ou página de fãs/marcas no feed do seu Facebook.

Facebook liberou os ' botões de reações' para usuários do mundo todo (Foto: Divulgação/Facebook)

Como usar botões de reação no celular e no PC

As novas reações são botões que vão aparecer a partir do “curtir”. Nos dispositivos móveis (celulares e tablets), o usuário deverá pressionar o botão de “like” para abrir o menu com as novas “ações”. No computador, o usuário precisará passar o cursor do mouse sobre o tradicional comando de “curtir” para visualizar as opções. São cinco novas reações que foram muito estudadas antes de serem lançadas.

Como baixar vídeos de Facebook? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

“Sabemos que essa é uma grande mudança, e queríamos ser cautelosos quanto a lançar essa funcionalidade", explicou Sammi Krug, gerente de produtos da rede social. 

"Há mais de um ano estamos fazendo testes globais e pesquisas para determinar quais tipos de reações as pessoas queriam usar, e também vimos quais são os emojis mais usados em posts para determinar o que oferecer”, encerra em nota do Facebook.

Reaction Buttons do Facebook, os novos botões de reação além do Curtir (Foto: Divulgação/Facebook)

Não foi desta vez, 'não curti'

Desde 2014, especula-se sobre a criação de um botão "não curti" ou "dislike", além da curtida. Durante um Q&A, Mark Zuckerberg, fundador e CEO da rede social, declarou que um botão como esse só traria situações ruins para o Facebook. Pensando em uma alternativa, foram criados os botões de reação. Com eles, caso um membro do site não curta um post, pode se declarar de outras formas.

Reaction Buttons do Facebook no celular; veja como fica um post (Foto: Divulgação/Facebook)

"Escutamos as pessoas e descobrimos que deveriam existir mais maneiras de se expressar, capazes de ilustrar como nos sentimos, de forma fáci

... l e rápida", explica a rede social no lançamento dos botões.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Quase emojis

Segundo o Facebook, a rede social investigou como as pessoas comentavam em posts e usavam as figurinhas e emoticons/emojis como sinal para diferentes tipos de reações emocionais a um determinado assunto antes de escolher as cinco emoções lançadas para o mundo todo. 

Os novos botões já apareceram para você? Comente no Fórum do TechTudo.

Em inglês os botões além do Like chegaram primeiro, são eles: Love, Haha, Wow, Sad e Angry. Em espanhol, para a America Latina, são: Me gusta, Me encanta, Me divierte, Me asombra, Me entristece, Me enoja.

Nesta tarde, Zuckerberg disse que o Reaction é 'o novo Like' e dispensou o 'Não Curti' para sempre.

Curtiu o link? Saiba como salvar posts para ler depois no Facebook; vídeo

Via Facebook



>>> Veja o artigo completo no TechTudo