O Windows, sistema operacional da Microsoft, possui diversos programas e aplicativos gratuitos para download que prometem turbinar e melhorar a experiência com o seu computador. Mas, no meio de tantas opções de segurança, educação, produtividade, notícia, leitura, editores de fotos, áudios e videos, jogos e muita diversão, o usuário pode ficar perdido na hora de escolher o que instalar na sua máquina. 

Como mudar a letra da partição ou HD no Windows

Para ajudar, o TechTudo preparou uma lista com 50 opções de programas que você não pode perder. 

Confira 50 programas gratuitos no Windows (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

1) Avast!

O Avast! é um dos principais antivírus para computadores e celulares do mundo, sendo ideal para quem deseja proteger seu PC em tempo real. Na versão mais recente, a ferramenta não só garante a segurança do computador como também otimiza para ficar mais rápido e sem travar no seu sistema. 

Avast! é um antivírus gratuito e completo para Windows e celulares (Foto: Divulgação/Avast)

2) AVG AntiVírus

Outra opção para quem se preocupa com segurança é AVG. Simples de usar, o aplicativo possui ferramentas adicionais à proteção em tempo real, como a verificação de links em sites, Firewall e verificação de e-mail. Quem quiser uma proteção adicional, pode assinar a versão paga do aplicativo.

AVG Antivirus é um programa que combate pragas e invasores no computador (Foto: Divulgação/AVG)

3) Malwarebytes

Uma opção adicional que pode ser usada junto com o seu antivírus é o Malwarebytes. O app é capaz de identificar e eliminar diversos programas invasores que costumam infectar arquivos baixados na Internet para roubar os seus dados e mudar o motor de busca do navegador. A mesma fabricante tem o Malwarebytes Anti-Ransomware, que protege contra sequestradores de dados que pedem resgate.

Malwarebytes é um bom complemento para antivírus no computador (Foto: Divulgação/Malwarebytes)

4) LastPass

Você usa a mesma senha em todos os sites? A prática é bastante arriscada e o

... a class="link-do-autolink-semantico">LastPass para Windows que pode ajudar. Você pode criar senhas fortes automáticas, sincronizando tudo em um só lugar, acessível por um único password. Gasta-se menos tempo ao fazer login e aumenta-se a segurança. Também é possível sincronizar com celulares e tablets pagando uma taxa pelo premium.
LastPass armazena as senhas do usuário e ajuda a protegê-las (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

5) WinRar

O WinRAR é um dos principais programas de compactação. Você pode reunir diversos arquivos em um só, tornando mais fácil compartilhar fotos e vídeos com amigos. Embora não seja totalmente gratuito, continua funcional depois da fase de testes, tanto para a compactar arquivos ou abrir pastas (zip e rar).

WinRar é um compactador de arquivos que facilita compartilhamento (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

6) BlueStacks App Player

Se você sente falta de um aplicativo do celular no seu computador Windows, o Bluestacks pode ser o programa ideal para emular um smartphone Android no PC. Gratuito, o programa permite baixar e usar programas e jogos da Google Play, controlando tudo através do clique do mouse ou do teclado. 

BlueStacks App Player é um emulador de Android para Windows (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

7) ImgBurn

ImgBurn é um aplicativo capaz de copiar imagens (fotos, gifs e etc) completas de discos ou arquivos e pastas para uma mídia virgem ou regravável. O aplicativo é simples de usar e promete atender ao usuário com confiabilidade para criar e queimar CDs e DVDs com fotos das férias, por exemplo.

ImgBurn é um gravador de discos gratuito para Windows (Foto: Divulgação/ImgBurn)

8) Shareit

O SHAREit é um companheiro indispensável para quem tem smartphones, tablets e outros dispositivos. Com esse programa gratuito, o usuário pode compartilhar fotos, vídeos e outros arquivos entre seus dispositivos sem o uso de cabo USB. Tudo é feito rapidamente através do Wi-Fi e Bluetooth.

ShareIt compartilha fotos e arquivos facilmente entre computadores, celulares e tablets (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

9) TeamViewer

O TeamViewer é um aplicativo ideal para quem deseja controlar seu computador pela distância. Disponível para celulares e tablets com Windows, Android e iOS, o programa permitirá que você controle o ponteiro do mouse e teclado através de outros dispositivos. A função é ideal para apresentações do PowerPoint ou para controlar reprodução de filmes e músicas, por exemplo.

TeamViewer é um aplicativo que permite acessar o Windows do celular ou tablet (Foto: Divulgação/TeamViewer)

10) Download Accelerator Plus (DAP)

Baixar arquivos pelo navegador nem sempre é uma boa ideia, já que esses programas não aproveitam toda a velocidade da sua Internet e podem não permitir pausas. Para resolver isso, uma ótima solução é o Download Accelerator Plus, um gerenciador capaz de acelerar a velocidade download em até quatro vezes e permite que o usuário pare e retome quando for a melhor hora, entre outras funções.

Download Acelerator Plus agiliza o download no Windows e permite gerenciá-los (Foto: Divulgação/Download Acelerator Plus)

11) CPU-Z

Se você está pensando em fazer uma atualização na sua máquina doméstica ou quer saber o processador do seu PC antes de instalar um novo software, o CPU-Z é uma ótima opção. Fácil de usar, esse programa informa dados da placa-mãe do computador, memória RAM e chip.

CPU-Z revela detalhes do processador, memória e outros componentes (Foto: Reprodução/Bárbara Mannara)

12) CCleaner

O computador ficou lento? Uma das causas podem ser o excesso de lixo e dados desnecessário que se acumulam com o tempo de uso. No entanto, o CCleaner é um que caça arquivos temporários, histórico de navegadores e outras informações que ocupam espaço para deixar o PC mais leve e mais fluído. 

CCleaner limpa arquivos temporários e inúteis do computador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

13) Advanced SystemCare

Outra bela opção para quem deseja acelerar o desempenho do PC é o Advanced SystemCare. Embora não seja totalmente gratuito, o programa traz um conjunto de ferramentas completo que envolve desde a limpeza da memória RAM até a desfragmentação de discos de forma simples e rápida.

Advanced SystemCare tem diversas ferramentas para limpar o computador (Foto: Divulgação/Advanced SystemCare)

14) Slim Drivers

Outro ponto fundamental para melhorar o desempenho do PC é manter os drivers atualizados. O Slim Drivers é um programa que faz varredura nos componentes do seu computador e procura atualizações. Assim, é possível garantir as versões mais recentes do software das fabricantes e correções de erros.

SlimDrivers escaneia drivers e atualiza para deixar computador mais rápido (Foto: Divulgação/Slim Drivers)

15) Duolingo

O Duolingo é um ótimo aplicativo para aprender idiomas e ganhou uma versão PC para Windows 10. Disponível gratuitamente, oferece pequenos desafios e questionários que tornam o aprendizado de línguas como o Inglês, Espanhol e Francês mais divertido como se fosse um jogo. 

Duolingo é um aplicativo para Windows que ajuda usuários a aprender idiomas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

16) Microsoft Translator

O Microsoft Translator é uma ótima opção para fazer traduções para trabalhos ou artigos e termos em outro idioma. Com modo offline totalmente gratuito, o aplicativo da Microsoft funciona nos Windows 8 e 10, trazendo também o suporte a tradução por digitação, voz e usando também a sua câmera. 

Microsoft Translator é um aplicativo de tradução com suporte a pacotes offline (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

17) TED

A Internet é um ótimo lugar para adquirir novos conhecimentos e o TED é um aplicativo para Windows 10 repleto de palestras e conferências. Com temas variados e interessantes, o serviço oferece transcrição do vídeo e também legendas em outros idiomas, incluindo Português de vários assuntos.

TED tem palestras e vídeos sobre variados temas com transcrição e legenda em Português (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

18) Facebook

O Facebook já tem aplicativos para Windows 8 e 10, o que pode evitar uma aba constantemente aberta no seu navegador. O app suporta as principais funções da rede social, porém deve receber uma nova atualização universal em breve para ficar ainda mais completo nos PCs.

Facebook tem aplicativo para Windows 8 e 10 que dispensa navegador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

19) Twitter

Outra rede social que já está presente no Windows 10 é o Twitter. No aplicativo oficial, o usuário pode conferir seu feed no microblog, postar mensagens, seguir pessoas e conferir notícias. Além disso, o app trabalha integrado com a central de notificações do sistema e não deixa você perder nada.

Twitter para Windows 10 traz suporte completo às funcionalidades da rede social (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

20) Skype

O Skype é um bom serviço para quem deseja economizar em ligações à distância e Internacional. Ele oferece tarifas mais baixas que operadoras e não cobra chamadas de voz e vídeos entre usuários do programa. É possível enviar também mensagens de texto, vídeos curtos, fotos e emojis animados.

Skype é um aplicativo que faz ligação para telefones convencionais e contatos na rede (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

21) Telegram

Outro aplicativo de mensagens que merece a sua atenção é o Telegram. Disponível em diversas plataformas, funciona de forma similar ao WhatsApp, com o diferencial de não precisar que o seu telefone esteja conectado. Além disso, é possível compartilhar fotos, vídeos, GIFs e localização.

Telegram é um aplicativo de mensagens para celulares e computadores que trabalha independentemente (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

22) 6Tin

Quem está à procura de um grande amor, não pode deixar de conferir o 6tin. O aplicativo é um cliente do Tinder adaptado especialmente para computadores. É possível curtir ou não uma pessoa e, caso o interesse seja mútuo, conversar e mandar GIFs no chat como se fosse no celular.

6tin é um cliente do Tinder que facilita que pessoas se conheçam no computador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

23) Viber

O Viber é outro serviço de mensagens popular entre donos de smartphones, mas com foco em ligações. Com ele, é possível mandar mensagens de texto, voz e fazer chamadas de voz e vídeos. O app rival do Skype conta com diversos grupos públicos e com membros para bate-papo.

Viber para Windows possui chats, ligações de voz e vídeos e grupos (Foto: Divulgação/Windows Store)

24) Google Chrome

O Chrome é o navegador mais usado do mundo e totalmente integrado aos serviços do Google que você já usa. Além de sincronizar seus dados entre dispositivos iOS e Android, o navegador também possui diversas extensões, temas e funcionalidades como a pesquisa através da barra de endereço.

Google Chrome traz suporte a extensões, temas e pesquisas rápidas no Windows (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

25) Mozilla Firefox

O Firefox é outro navegador bastante utilizado e cheio de funções. Conta com várias extensões na sua loja e temas para personalizar o visual do navegador. Também possui navegação privativa, compartilhamento rápido em redes sociais e função Firefox Hello para chamadas sem plugins.

Firefox tem extensões, temas e sincronização com celulares e tablets (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

26) Opera

O Opera é uma terceira opção ao Internet Explorer e Microsoft Edge, embutidos no Windows. O programa conta com extensões mas traz funções que prometem agilizar a navegação na web e economizar o consumo de dados. Há sincronização com celulares e tablets Android, iOS e Windows.

Opera é um navegador cheio de funcionalidades para Windows (Foto: Divulgação/Opera)

27) Safari

Se você possui um iPhone ou iPad e deseja se manter fiel à Apple no Windows, o Safari é uma boa opção. É possível navegar na web e sincronizar os seus dados com o browser nativo do iOS e Mac. O problema é que a empresa não tem o mesmo cuidado com atualização para o sistema da Microsoft.

Safari tem versão para Windows que se sincroniza com dispositivos da Apple (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

28) LibreOffice

O LibreOffice é uma suíte de aplicativos gratuita e que pode substituir o Microsoft Office. Para isso, o programa conta com apps editores de textos, planilhas, apresentações de slides, desenhos e fluxogramas, banco de dados e equações. É possível editar seus documentos sem pagar nada.

LibreOffice é uma suíde de aplicativos para editar documentos de texto, planilhas e outros (Foto: Divulgação/LibreOffice)

29) Wunderlist

O Wunderlist é um aplicativo que promete manter o usuário focado nas suas tarefas. É possível criar listas de atividades ou compras e determinar um prazo para realizar aquela função. Além disso, ele conta com suporte a celulares e tablets, permitindo que o usuário leve suas tarefas onde for.

Wunderlist é um aplicativo que ajuda usuários a atingir suas metas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

30) Microsoft Snip

O Microsoft Snip é um aplicativo para Windows 10 da Microsoft que promete turbinar o poder de tirar prints no seu PC. Com o Snip, é possível tirar cópias (prints) de uma área específica da tela e editá-las em seguida. O app conta com recursos de anotações e mensagens de voz.

Microsoft Snip faz prints e oferece anotações e notas de voz (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

31) Sway

O Sway é um aplicativo alternativo ao PowerPoint, para Windows 10, em que o usuário pode criar apresentações diferenciadas. É possível inserir fotos, vídeos, mapas e diversos outros conteúdos multimídia no seu trabalho e compartilhá-lo através do OneDrive, e-mail ou outras opções. 

Sway é um aplicativo que faz apresentação no Windows e em tablets (Foto: Divulgação/Microsoft)

32) GIMP

O GIMP é uma das mais conhecidas e completas ferramentas gratuitas de edição de imagens, opção útil para substituir o Photoshop, em alguns casos. É possível editar imagens, retocá-las com diversas ferramentas, trabalhar com camadas, entre outras características. 

GIMP é um editor de fotos completos e cheio de funcionalidades (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

33) Photoshop Express

Os usuários do Windows 8 e 10 podem contar com uma versão mais leve e gratuita do Adobe Photoshop para eidtar. Trata-se do Adobe Photoshop Express, uma ferramenta simples que transforma elementos como brilho, exposição e também aplica filtros e outras correções na imagens.

Photoshop Express é uma versão gratuita do editor de imagens da Adobe (Foto: Divulgação/Windows Store)

34) Lightworks

Quem quer editar seus vídeos sem pegar nada pode contar com o Lightworks. Esse editor gratuito traz um conjunto de ferramentas completas para edição, que vão além dos filtros e cortes das outras opções gratuitas. Nele, o usuário pode ainda editar áudios e inserir trilha sonora em suas gravações. 

Lightworks é um editor de vídeos completo e gratuito para Windows (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

35) Audacity

O Audacity é um ótimo aplicativo para quem deseja editar gravações de voz, música e outros arquivos de áudio. Com o app, é possível fazer cortes, mudar tom das vozes, alterar a velocidade de reprodução, fazer remixes de faixas e aplicar efeitos nos seus trabalhos sonoros.

Audacity é um editor de áudio completo para Windows e com diversos efeitos (Foto: Divulgação/Audacity)

36) Netflix

O Netflix é o principal serviço de streaming da atualidade e tem aplicativo para os Windows 8 e 10. O app oferece a possibilidade de assistir filmes, séries e programas de humor a qualquer momento e em qualquer lugar, só precisa ter conexão com a Internet e ser assinante do serviço. 

Netflix é um serviço de streaming para vídeos, séries e programas no Windows (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

37) iTunes

O iTunes é o player da Apple e indispensável para quem tem um iPhone ou iPad. Com o tocador, é possível fazer sincronização da sua biblioteca musical e de vídeos com o seu portátil. Além disso, assinantes do Apple Music podem fazer o streaming de suas músicas usando o cliente desktop.

iTunes é um player da Apple usado na sincronização com iPhone e iPad (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

38) Spotify

O Spotify é o mais popular serviço de streaming do mundo e possui um cliente para Windows 7 ou versões superiores. Nele, o usuário pode montar suas playlists e conferir os lançamentos e músicas dos seus artistas preferidos. Usuários da versão gratuita podem ouvir de graça, mas verão propagandas.

Spotify é um player para Windows com acesso a milhões de músicas e letras (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

39) VLC Media Player

O VLC Media Player é um player que promete reproduzir absolutamente tudo no que diz respeito a áudio e vídeo. Conta com o suporte a dezenas de formatos e pode reproduzir filmes com legendas. O aplicativo possui versões Windows 10 para desktops e portátil para carregar no pendrive.

VLC é um player para Windows com suporte a diversos formatos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

40) K-Lite Codec Pack

Para quem prefere continuar usando seu player convencional, o K-Lite Codec Pack promete resolver esse problema. Traz um conjunto completo de codecs, arquivos necessários para que um PC passe a reproduzir um formato de áudio ou vídeo. É possível usar o Windows Media Player ou outra opção.

K Lite Codec Pack é um programa com um conjunto de codecs para reproduzir áudios e vídeos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

41) TuneIn

O TuneIn é um programa ideal para os amantes das rádios. Com este app, é possível ouvir estações localizadas próximas à sua casa e emissoras ao redor do mundo. O usuário pode seguir seus programas e estações preferidas e ser notificado quando esses estiverem no ar no momento.

TuneIn traz diversas rádios do Brasil e do mundo para o Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

42) Flipboard

O Flipboard é um aplicativo que simula uma revista digital e o usuário pode seguir seus sites e blogs de notícias favoritos com um visual bastante elegante. É possível conferir novidades postadas por suas fontes em primeira mão e ser notificado por acontecimentos urgentes. 

Flipboard é uma revista digital para Windows 8 e 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

43) Globo Play

Para assistir ao conteúdo da TV Globo ao vivo e on demand, você pode baixar e experimentar também o Globo Play. A plataforma de vídeos da Globo exibe ao vivo e trechos de novelas, telejornais, minisséries e programas de esporte de forma gratuita para todos. Para assinantes, há conteúdo exclusivo e na íntegra para assistir quando você quiser ou ver de novo.

44) Kindle

O Kindle é um app leitor de livros da Amazon e o usuário pode baixar opções pagas e gratuitas no Windows 8 e 10. É ideal para estudantes e pessoas que não desejam ler na tela pequena do celular, não tem o e-reader ou simplesmente querem ter a opção da leitura onde quer que esteja.

Kindle traz livros digitais para a tela do computador no Windows 8 e 10 (Foto: Divulgação/Windows Store)

45) Origin

A Origin é uma loja de jogos e plataformas de distribuição da EA Games. É possível conferir franquias populares como o SimCity e The Sim. Além disso, usuários da rede podem entrar em contato com amigos enquanto se divertem e ainda ganhar jogos gratuitos e descontos nas promoções da empresa.

Origin é uma loja e distribuidora de jogos da EA Games (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

46) Steam

O Steam é a loja de jogos mais popular da atualidade, onde os usuário podem conferir diversos descontos para títulos famosos e poucos conhecidos. O app conta com uma comunidade ativa e é possível obter modificações, discutir sobre os games favoritos e desafiar os jogadores.

Steam é uma loja de games com comunidade desenvolvedora de mods e discussões (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

47) Dropbox

O Dropbox é um dos principais serviços de nuvem da atualidade. Inicialmente, o programa oferece 2 GB gratuitos para os usuários, mas é possível aumentar facilmente convidando amigos e em ofertas. 

Dropbox é um serviço de nuvem com suporte ao Windows e celulares (Foto: Divulgação/Windows Store)

48) Google Drive

O Google Drive é outro serviço de armazenamento na nuvem. Com 5 GB grátis, o serviço permite que o usuário faça backup de arquivos, fotos e documentos importantes para a nuvem, sendo facilmente acessível através do Gmail. O Google oferece opções atraentes para estender o espaço disponível.

Google Drive tem suporte para Windows e integração ao Explorer (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

49) iCloud Drive

Os usuários de dispositivos da Apple também podem sincronizar seus dados facilmente com o iCloud Drive. É possível acessar sua fotos tiradas no iPhone ou iPad facilmente, bem como transferir arquivos para esses dispositivos sem cabos. São 5 GB gratuitos, mas é possível estender a capacidade.

iCloud Drive sincroniza dispositivos da Apple com Windows através da nuvem (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

50) Iperius Backup

O Iperius Backup é uma ótima solução para quem deseja proteger seus arquivos em HDs externos e pendrives. O programa faz cópias ilimitadas dos seus dados, inclusive compactadas, nos destinos escolhidos pelo usuário. Quem deseja salvar os dados em nuvem pode optar pela versão completa do aplicativo com suporte ao Google Drive, Dropbox e outros.

Iperius é um programa de backup para Windows que faz cópia de segurança de arquivos (Foto: Divulgação/Iperius)

Atualização do Windows 10 funciona em computadores com software pirata? Veja no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo