Repetidores de sinal Wi-Fi são úteis para quem tem roteador em casa, mas o alcance é fraco demais. Esse tipo de aparelho é capaz de estender a conexão ao ampliar um mesmo SSID, ou seja, não requer a criação de múltiplas redes. Há casos em que usuários podem não conseguir conectar seus computadores em um sinal repetido. Se você está passando por um problema parecido, saiba como resolver.

Problemas com Wi-Fi? Veja as principais causas dos problemas de conexão

Mude a posição do repetidor

A causa mais comum de falha de conexão vinda do repetidor é a posição que o aparelho foi instalado em relação ao roteador. Se o Wi-Fi começa na sala e você possui sinal fraco no quarto, posicione seu repetidor no meio do caminho entre seu PC e o roteador, em uma área onde há sinal forte da rede.

Encontre uma posição melhor para o repetidor na casa (Foto: Divulgação/Belkin)

Verifique a senha inserida

Se você configurou seu repetidor manualmente, ou seja, preferiu não usar o WPS oferecido pelo modelo da TP-Link e outros, é importante revisar os dados de autenticação preenchidos. Como os repetidores usam o mesmo SSID para estender a conexão, é preciso que tenha acesso adequado ao roteador que envia o sinal primário. Sem a senha correta ele não irá funcionar, deixando seu Wi-Fi fraco.

Revise a senha que você inseriu ao configurar o repetidor (Foto: Divulgação/TP-Link)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Mude o canal do roteador

Mesmo com repetidores, uma rede Wi-Fi pode apresentar falhas não relacionadas ao alcance do sinal. Em uma área com muitas redes concorrentes, sua conexão pode sofrer interferência devido ao congestionamento de canais, algo que pode ser resolvido com ajuste diretamente no roteador. Acesse pelo IP em um navegador e troque o canal cinco faixas acima – se está conectado no canal 10, escolha o 15, por exemplo.

Mude o canal do seu wireless (Foto: Divulgação/TP-Link)

Use games e streaming direto no roteador

Videogames, chamadas de vídeo e atividades que consomem alta banda podem prejudicar a qualidade do sinal que chega no seu repetidor. Prefira conectar aparelhos via cabo no roteador principal, como consoles e computadores próximos, deixando a rede sem fio aberta para distribuição p

... elo repetidor. Nem sempre isso é possível, mas dessa maneira irá melhorar a conexão em um local distante e fechado.
Conecte videogames e outros aparelhos que consomem muita internet sempre via cabo (Foto: Divulgação/Linksys)

Qual é o melhor canal de Roteador Wireless? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo