O Instagram é uma das maiores redes sociais da atualidade e faz sucesso absoluto em várias partes do mundo. Atualmente, o serviço pertence ao Facebook, que também comprou outros aplicativos de grande popularidade, como o WhatsApp. Por meio do app, milhões de pessoas compartilham fotos e vídeos mundialmente, trocam likes (curtidas) em seus perfis e se comunicam; inclusive é a plataforma onde empresas e artistas divulgam o seu trabalho.

Sete dicas para proteger seu Instagram de trolls

Basicamente, o Instagram é uma rede social de fotos e está disponível para download nos sistemas operacionais, como Android, iOS e o usuário também pode baixar o software para o Windows Phone, mesmo que na versão beta. As imagens também podem ser publicadas pelo PC (Windows) por meio de plugins ou programas específicos, como o InstaPic,em formato quadrado, retrato ou paisagem.

Entenda o que é o Instagram e conheça a sua história (Reprodução/Instagram)

Brasileiro participa da fundação

O Instagram foi fundado pelo americano Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger em outubro de 2010, que à época possuíam uma empresa desenvolvedora de softwares. A rede social foi criada sem qualquer tipo de capital ou modelo de negócio pré-estabelecido. Os primeiros investidores começaram a aparecer em 2011 e injetaram apoio financeiro de US$ 7 milhões. Desde então, não parou de crescer.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Grande parte do sucesso da rede social se deve ao funcionamento simples. Basta o usuário abrir o app no celular e escolher uma imagem armazenada na memória ou tirar uma foto na hora para compartilhar com os seus seguidores - podem compor uma rede pública ou privada. Os filtros são o grande atrativo do Instagram, que mudam o visual do post e aplicam vários efeitos nas fotos e vídeos online.

Instagram, a rede social só de fotos (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)

Facebook compra o Instagram

Em 9 de abril de 2012, o Instagram foi comprado pelo Facebook, de Mark Zuckerberg, por US$ 1 bilhão. Na ocasião, Zuckerberg veio a público afirmar que não iria interferir nas operações do Instagram e que a rede social continuaria a atuar de forma independente dentro da empresa.

Como verificar conta no Instagram? Descubra mais funções no Fórum do TechTudo.

Quase quatro anos depois, Zuckerberg mantém a promessa e o Instagram ainda é uma rede social independente. Se o usuário desejar, pode usar o Instagram sem ter conta no Facebook. Entretanto, há a possibilidade de o usuário se conectar em ambas as redes sociais e publicar as fotos simultaneamente, mas

... esse tipo de sincronia também ocorre com concorrentes como o Twitter e o Tumblr.

Ao longo de pouco mais de cinco anos de existência, o Instagram já possui uma base enorme de usuários. A rede social fechou 2015 com mais de 400 milhões de usuários ativos no mundo inteiro e isso representa um grande potencial comercial.

Atualmente, o Instagram possui mais de 400 milhões de usuários ativos no mundo (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Estatísticas do Instagram

O Brasil ocupa um lugar de destaque no Instagram, pois é o segundo com o maior número de usuários e interações (mais de 29 milhões de usuários ativos por mês em 2015). O país perdeu apenas para os Estados Unidos, terra-natal do criador do aplicativo. Segundo os representantes da rede social, os assuntos que os brasileiros mais gostam de compartilhar são viagens, fotos de comida e eventos.

Os números do Instagram são uma bela fonte de curiosidades. Por dia, são compartilhadas cerca de 80 milhões de fotos? O número de curtidas também é impressionante, são mais de 3,5 bilhões de curtidas diariamente. Rio de Janeiro e São Paulo estão entre as 10 cidades mais curtidas no mundo todo.

Os filtros mais usados são o Lo-fi e o X-Pro II. Porém, a maioria das fotos publicadas é compartilhada sem efeitos. Em média, cada usuário usa o programa por cerca de 257 minutos no mês. E 65% dos usuários checam o aplicativo apenas uma vez por dia. Já 35% entram no software várias vezes ao dia.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo