O Modo Noturno ou Night Shift é um novo recurso do iOS 9.3, mas que já estava disponível para Windows e Mac OS há muito tempo por meio do aplicativo f.lux. A ferramenta muda a tonalidade da tela, que fica menos azul e assume uma coloração amarelada.

Como deixar a velocidade do mouse mais rápida ou lenta no PC e no Mac

Estudos apontam que essa alteração ajuda o usuário a descansar melhor, já que a exposição contínua a luzes fortes dos monitores inibe a produção do hormônio do sono. Veja no passo a passo abaixo como instalar e ativar o f.lux no seu computador.

Ícone do f.lux é discreto e revela as configurações do app. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 1. Baixe e instale o f.lux;

Passo 2. O aplicativo funciona em segundo plano e fica minimizado praticamente o tempo todo, basta configurar a sua localização. Clique no ícone do f.lux e então acesse as preferências;

Passo 3. No Windows, clique em “Settings” e depois na opção “Change”. No Mac, ao clicar em “Preferences” a mesma opção já irá aparecer na parte inferior. Você pode pesquisar pela sua cidade ou clicar no ícone de localização para que o próprio app descubra a informação. Com base nisso, ele irá fazer a transição da cor da tela de acordo com o pôr do sol;

Localização pode ser definida pelas coordenadas ou pelo nome da cidade. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 4. No Mac, é possível escolher o modo de funcionamento do f.lux, são quatro no total: “Classic f.lux”, versão normal do app, “Recommended Colors”, que torna a tela ainda mais alaranjada depois do pôr do sol, “Custom Colors”, que permite a personalização das cores e o “Working Late”, dedicado aos usuários que pretendem trabalhar até tarde. Basta escolher o modo preferido e deixar o aplicativo em segundo plano, as transições de cores ocorrem automaticamente;

Opções do Windows na esquerda, e do Mac na direita. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

O f.lux é mais completo no Mac, oferecendo opções rápidas para o usuário. É possível desabilit

... á-lo por uma hora, até o dia seguinte ou para o aplicativo aberto naquele momento. Esta última opção é útil para quem trabalha com edição de imagens, por exemplo.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

No menu “Collor Effects” existem padrões de iluminação especiais e uma modalidade para assistir os filmes no computador sem que suas cores sejam alteradas.

A configuração do f.lux é simples e não exige alterações. Uma vez aberta, a ferramenta funciona automaticamente e ajuda a ter um sono mais saudável.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo