Técnicas de Getting Things Dones, também conhecidas como GTD, costumam auxiliar a elevar a produtividade no trabalho e nos estudos. Muitas pessoas recorrem a aplicativos que prometem ajudar a organizar a vida corporativa e estudantil. Entre eles, nosso destaque vai para o Todoist, que está disponível para Android, iPhone (iOS), Windows e Mac (OS X).

É muito distraído? Seis aplicativos para se concentrar no trabalho

O app ajuda o usuário a organizar listas de tarefas divididas por dias, apresenta um visual limpo, é leve e fácil de usar e, como diferencial, entrega uma quantidade de pontos por cada tarefa finalizada. O programa mostra quantos pontos o usuário tem acumulado e um ranking a ser explorado, o que de alguma forma, estimula as pessoas a cumprir seus afazeres nas datas corretas.

Passo 1. Adicionar um item na lista do Todoist é bem simples. Como exemplo, vamos utilizar o sistema Android, mas todas as versões funcionam da mesma maneira. Toque no botão “+” e apenas digite a sua tarefa e toque no botão de confirmação logo ao lado do campo de texto.

Aprenda a adicionar uma tarefa à lista (Foto: Reprodução)

Passo 2. Assim que você completar a sua missão do dia, deslize o dedo para o lado direito até aparecer o sinal verde e solte, no Android. Neste momento, essa tarefa desaparece da sua lista de itens à fazer.

Deslize o dedo para indicar que uma tarefa está completa (Foto: Reprodução)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 3. Caso queira mais tempo para completar uma tarefa, deslize o dedo para o lado esquerdo até aparecer o sinal amarelo. Ao soltar, o Todoist lhe dará várias opções de prazos, como “hoje”, o dia seguinte, a próxima semana ou mês, ou até mesmo personalizar a data e hora. 

Você pode mudar a data da tarefa quando quiser, mas cuidado com os seus verdadeiros prazos (Foto: Reprodução)

Passo 4. Para consultar a sua pontuação e o andamento da sua produtividade, toque no ícone do menu e, em seguida, em cima da sua foto de perfil. O aplicativo mostrará o seu nível alcançado no ranking, quantas tarefas foram completadas e a sua evolução diária.

Acumule pontos que indicam o seu progresso no app (Foto: Reprodução)

Passo 5. Se ao invés de deslizar o dedo, você simplesmente tocar em cima do item, o app exibirá um menu com as duas opções acima, além de abrir

... a possibilidade de alterar a tarefa.
Dê um toque na tarefa para editá-la (Foto: Reprodução)

Como descobrir quantos aparelhos estão conectados no meu wi-fi? Comente no Fórum do TechTudo.

Passo 6. Neste caso, você pode optar por trocar a tarefa de projeto, por exemplo, pois ao criar qualquer item, ele vai automaticamente para a “Caixa de entrada”. Enfim, toque no ícone do lápis e depois em projeto. Escolha uma opção e pronto. Toque no ícone da seta para confirmar.

Você também pode organizar suas tarefas em projetos (Foto: Reprodução)

Se o usuário tiver o cuidado e a paciência de separar suas tarefas em projetos e horas do dia, poderá ter em pouco tempo uma rotina muito mais produtiva. Infelizmente, a ferramenta de “Etiquetas”, que permite segmentar e organizar mais ainda as tarefas, está disponível somente na versão paga do Todoist.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo