O Nova Launcher é um dos apps para controlar tela inicial mais populares no Android. Ele traz uma diversidade de elementos personalizáveis para smartphones e tablets que, naturalmente, já concedem bastante liberdade ao usuário. Para muitos, ele é até melhor que o Google Now Launcher, o app oficial de dispositivos com Android puro.

Aprenda o que é launcher e personalize seu celular ou tablet Android

Neste texto, saiba por que isso pode ser verdade  – nós elaboramos uma lista com cinco coisas que o Nova Launcher faz e o Google Launcher não. Depois de lê-la, você não terá motivos para ao menos dar uma chance ao launcher queridinho dos usuários da Google Play Store.

1. Suporte a pacotes de ícones

Mude o visual de todos os ícones de uma só vez (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Qualquer Android permite customização em certo nível, mas só launchers como o Nova, que oferecem suporte a pacotes de ícones externos, são capazes de mudar o visual do celular por completo. Com o recurso, o usuário pode baixar conjuntos de ícones na web ou na própria Google Play Store com temas variados, para combinar com a tela inicial que você desejar. No Nova Launcher, basta selecionar o pacote a ser usado que o app faz o trabalho de alterar os ícones automaticamente para você.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

2. Gestos e atalhos customizáveis

Use gestos para abrir apps ou realizar ações no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Presente na versão paga Nova Launcher Prime, os gestos do lançador para Android permitem criar atalhos para uma série de tarefas no celular, economizando um tempo precioso. Toque duas vezes na tela para acessar a gaveta de apps, arraste-a para baixo para fazer uma pesquisa off-line rápida, ou para cima para realizar uma pesquisa por voz. Os gestos também podem abrir um app que você usa com muita frequência, como o WhatsApp ou o Facebook, ou até ligar automaticamente para um contato favorito. São nove gestos e incontáveis possibilidades de usá-los com criatividade.

3. Personalização da gaveta de apps

Deixe a gaveta de apps do jeito que você quiser (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Ao contrário do Google Launcher, a gaveta de apps do Nova Launcher não precisa ter sempre a mesma aparência. É possível definir o tamanho dos ícones, a direção de rolagem, cor e transparência de fundo e animação de transição entre páginas de apps instalados. Para

... os amantes de versões antigas do Android, é possível até obter de volta as abas com widgets lado a lado dos aplicativos.

Android, iOS ou Windows Phone: qual melhor sistema operacional para celular? Descubra no Fórum do TechTudo. 

4. Contador de notificações não lidas

Inclua um contador de notificações não visualizadas sobre os ícones (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Também exclusivo do Nova Launcher pago, o contador de avisos torna o Android mais parecido com o iPhone no tratamento de notificações. Com a função ativada, o telefone passa a colocar sobre cada ícone de app o número de alertas não visualizados, algo que pode ser útil para quem se confunde com a cortina de notificações do sistema do Google. Na prática, significa que você poderá olhar para o ícone do Gmail e saber, de cara, quantos e-mails não lidos há na caixa de entrada.

5. Ocultação e adição de docks

Adicione páginas e oculte a dock para abrir espaço para seu papel de parede (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Até o dock do Android pode ser personalizado no Nova. É possível mudar o estilo do fundo, o número de ícones exibidos e adicionar até cinco páginas no rodapé da tela inicial. Com a ajuda de outros controles, como largura e altura da margem, ou rolagem infinita, é possível colocar todos os seus apps mais usados na dock e deixar a tela livre para mostrar um papel de parede temático do Star Wars que você baixou por fora, usando apps como o Zedge.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo