Double Dragon é uma das séries mais clássicas dos games. Com seu primeiro lançamento em 1987, a saga dos irmãos Billy e Jimmy levou muitos fãs aos fliperamas e também vendeu cópias de cartuchos para os mais variados consoles. Ainda que não tenha recebido um grande jogo nos últimos anos, com exceção do elogiado Double Dragon Neon, a série ainda tem seus fãs. Confira as melhores curiosidades e polêmicas da franquia.

Leia o review de Double Dragon Neon

Criador do gênero

O primeiro Double Dragon, que saiu em 1987 para fliperamas, pode ser considerado o criador do gênero de “beat’em up”. Nesse estilo de jogo, o usuário controla personagens em cenários 2D, em que eles andam e batem nos vilões enquanto avançam. A premissa era simples e viciante, por isso mesmo fez tanto sucesso.

Double Dragon praticamente criou o gênero beat'em up (Foto: Divulgação/Neo Geo)

Um dos maiores segredos para o sucesso do game foi o estilo de jogo cooperativo. Além disso, os gráficos ajudavam bastante, já que eram bem vivos, bem desenhados e com animações muito bem desenvolvidas.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Violento para seu tempo

Double Dragon, porém, também recebeu críticas por ser muito violento em sua época. O jogo já começava mostrando uma mulher apanhando dos vilões, o que deve ter chamado a atenção de pais e pessoas mais idosas.

Double Dragon era bem violento para seu tempo (Foto: Reprodução/GamesDataBase)

Além disso, ele envolvia pancadaria em toda a sua extensão. Desde a primeira fase até a última, passando pelos chefões, era preciso bater e levar golpes para sobreviver e avançar. A versão fliperama apresentava efeitos de sangue, que chegaram a ser cortados de algumas edições dos consoles. Ainda assim, a polêmica com a violência não chegou nem perto da que envolveu Mortal Kombat, anos depois.

Filme live action

O sucesso de Double Dragon foi tão grande que a série virou filme com atores reais em 1994. Com os astros Mark Dacascos e Scott Wolf nos papéis dos irmãos Jimmy e Billy, o longa-metragem contava história similar a dos games, envolvendo ainda um medalhão, chamado aqui de Double Dragon, capaz de dar poderes ao seu portador.

Double Dragon teve até filme (Foto: Reprodução/Arcade Memory)

O filme foi lançado em uma época em que havia poucas adaptações de videogames nas telonas. Mas, mesmo assim, chegou a ser criticado pela história simples demais e cenas clichês. Em termos de história, ao menos, ele foi bem fiel ao material original, incluindo também vilões clássicos em seu elenco, como Abobo.

À frente de seu tempo

Como jogo de videogame, Double Dragon foi lançado com diversos elementos à frente de seu tempo. O primeiro ponto era a jogabilidade cooperativa, algo até então pouco explorado nos fliperamas. Gastar moedas para jogar com outra pessoa e não contra ela? Só a ideia já parecia absurd

... a.
Double Dragon tinha muitos elementos modernos (Foto: Reprodução/Arcade Memory)

Além do ponto da jogabilidade, o título também trazia conceitos ainda novos para a época, como a exploração “3D” de um cenário 2D. Todo o game usava gráficos avançados, mas ainda eram 2D. Porém, conseguiram fazer um efeito capaz de simular ambiente tridimensional que é até hoje copiado, por meio de visão isométrica.

Spin-off de luta

Apesar de ser um jogo no estilo beat’em up, Double Dragon teve um spin-off do gênero de luta 2D, de um contra um. Ele foi lançado em 1995, nos fliperamas, pegando carona no filme que saiu nos cinemas no ano anterior.

Spin-off de luta imitava filme de Double Dragon (Foto: Reprodução/Arcade Memory)

Por conta disso, o jogo utilizava praticamente todos os personagens do longa-metragem, com direito aos mesmos visuais e golpes. Ele foi bem recebido por ser um game de luta decente e ter algumas inovações, como o zoom dinâmico que poderia deixar os personagens maiores ou menores, dependendo da intensidade da luta.

Qual é a melhor empresa de jogos? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo.

Crossover

Double Dragon também teve crossover, ou seja, um encontro com personagens de outro jogo. Ele aconteceu em Battletoads & Double Dragon, com os mais famosos sapos dos videogames, lançado em 1993 para Mega Drive, Nintendinho, Game Boy e Super Nintendo.

Double Dragon e Battletoads já se encontraram (Foto: Reprodução/ Retro Gaming)

O jogo era um beat’em up simples, com bons gráficos e muita pancadaria. Ele trazia não apenas Billy e Jimmy Lee de Double Dragon, mas também Zitz, Pimple e Rash, de Battletoads. O encontro dos dois universos se passa após o final do primeiro Battletoads, no momento em que os sapos vão parar na Terra dos irmãos Lee.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo