A Wikipédia, a enciclopédia virtual mais acessada do mundo, completa 15 anos nesta sexta-feira (15). Fundada em 15 de janeiro de 2001, o objetivo da plataforma é reunir todo o conhecimento do mundo de maneira livre e colaborativa. No início, o artigo mais editado, o Criacionismo, teve apenas 179 edições. Ou seja, ela ainda não era muito influente e nem muito conhecida pelos usuários, que ainda usavam enciclopédias físicas como a famosa coleção da Barsa.

Wikipedia usa inteligência artificial para caçar vândalos e atrair editores

Atualmente a Wikipédia possui mais de cinco milhões de artigos publicados e contabiliza mais de 808 milhões de edições nesses artigos. Curiosamente, as publicações mais editadas desde 2007 são os obituários. No primeiro ano de existência da Wikipédia a seção sobre morte de personalidades de 2001 ficou em segundo lugar, assim como em 2003 e 2006.

Veja os artigos mais editados da Wikipédia nos últimos 15 anos (Foto: Divulgação/Wikipédia)

No entanto, entre a lista de artigos mais editados de cada ano há algumas curiosidades e dá para fazer uma espécie de retrospectiva sobre o que aconteceu nesta uma década e meia. No blog da Wikipédia, você pode consultar os 10 artigos mais editados em cada ano, de 2001 até 2015.

Após contabilizar os 10 artigos mais editados em cada um dos 15 anos de existência, os responsáveis pela Wikipédia puderam visualizar as 15 publicações que mais receberam edições ao longo desse tempo.

Os 15 artigos mais editados da Wikipédia (Foto: Divulgação/Wikipédia)

O ex-presidente americano George W. Bush aparece em primeiro lugar com 45.862 edições. Em 2004 e 2005, o artigo sobre o político foi o mais editado. e isso foi suficiente para colocá-lo no topo da lista geral. O atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está em nono, com 24.708 edições, e o ex-ditador Adolf Hitler em 10º, com 24.612 edições.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Em segundo lugar aparece a “List of WWE personnel”, que nada mais é do que uma lista dos lutadores da empresa WWE (World Wrestling Entertainment, Inc.), que lida primariamente com lutas profissionais. Ela obteve 42.836 edições.

Ainda no ramo corporativo, a Wikipédia aparece em quarto lugar com 33.958 edições, seguida pela emissora americana ABS-CBN, que aparece em sétimo lugar com um artigo que fala sobre a lista de programas transmitidos pela própria companhia midiática.

O artigo sobre o ex-presidente americano foi o mais editado ao longo desses 15 anos de Wikipédia (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Fechando o Top 3 aparece o artigo sobre os Estados Unidos, com mais de 35 mil edições. Não é à toa, os EUA são o país mais visado do mundo, tanto pela forte economia e desenvolvimento tecnológico, quanto pelo envolvimento em guerras. Out

... ro país que aparece no ranking é a Índia, que ocupa o 15º lugar com 22.271 edições.

Obviamente os artistas da música não poderiam ficar de fora. O primeiro a aparecer, em quinto lugar, é o astro Michael Jackson, com 28.152 edições. Em 11º lugar está Britney Spears, com 23.802 edições e, fechando a lista de celebridades musicais, estão os Beatles, na 14º colocação com 22,399 edições feitas desde 2001.

Como editar uma foto no Wikipédia? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

No campo religioso, os artigos mais editados são sobre a Igreja Católica, em sexto lugar, e Jesus Cristo, em oitavo; ambos com mais de 25 mil edições. E, para fechar a lista, está a Segunda Guerra Mundial, que aparece em 12º lugar e o Obituário de 2013, que ocupa a 13º colocação.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo